No Foco

Em busca do primeiro emprego

 

Gisele Motta

A UFRJ está realizando, até o próximo dia 5, a sexta edição da Feira de Estágio e Emprego. O evento ocorre das 10 às 17h, no hall do bloco A do Centro de Tecnologia (Avenida Athos da Silveira, 149, campus da Cidade Universitária).
 
A feira, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), tem a intenção de facilitar e incentivar a busca de estágios junto aos alunos da UFRJ. “O estágio é obrigatório em grande parte dos cursos da UFRJ. Os estudantes têm oportunidade de se candidatar em um mesmo lugar, sem ter que percorrer toda cidade deixando currículos. Aqui temos várias empresas apresentando suas oportunidades de estágio”, explica a professora e pró-reitora de Graduação, Belkis Valdman.
 
A sexta edição reúne 25 empresas, quatro a mais do que em 2010. A promotora do evento Armazém das Ideias fez o levantamento das empresas parceiras. Nos estandes e nas palestras, os graduandos e recém-formados poderão cadastrar currículo e conhecer um pouco melhor a realidade de cada empresa, através do contato direto com representantes.

Na programação, estão previstas palestras diárias com os participantes. “É uma oportunidade única para os estudantes terem um conhecimento maior sobre as empresas. Com a feira, eles podem ampliar os conhecimentos sobre sua área”, esclarece Belkis.

Empresas participantes

Na área de prestação de serviços, como gestão, assessoria financeira e terceirização de serviços, participam representantes da KPMG, da Ernest & Young e da Accenture. Na área petroquímica, estão presentes a Odebrecht, a Braskem, Shell e Ipiranga, além da FMC Technologies, que atua na fabricação de equipamentos para as petroquímicas, e da metalúrgica Confab. Na área de transporte, há estandes da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). No campo da comunicação, oferecem vagas empresas como as Organizações Globo e Ediouro Publicações. Os portais de empregos e estágios, como CIEE, Page Talent e Top Oportunidades, também recebem os currículos dos estudantes. Completam a lista o Banco Itaú, as Lojas Americanas, a joalheria H. Stern e a produtora de cigarros Souza Cruz.

A programação completa das palestras pode ser conferida no site www.feiradaufrj.com.br.