No Foco

UFRJ abre curso de Português Instrumental para funcionários

 

Gisele Motta

 
 

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), com o objetivo de desenvolver o corpo funcional através de programas de aperfeiçoamento, oferece o Curso de Portugues Instrumental para servidores da UFRJ. As aulas acontecem entre 13 de abril e 31 de outubro.

O curso será dividido em dois eixos temáticos: o Eixo Textual/Discursivo, que ocorre entre 13 de abril a 29 de junho, e o Eixo Gramatical, de 08 de agosto a 31 de outubro. As aulas acontecem às segundas e quartas, das 9 às 11 horas, na Faculdade de Letras, no campus da Cidade Universitária. Os profissionais serão liberados para assistir às aulas e depois devem cumprir as horas de trabalho em horários alternativos.  A carga horária é de 90 horas presenciais.

O curso pretende aprimorar as habilidades de compreensão, produção textual e informar sobre as novas regras gramaticais. Lançando mão de gêneros textuais variados, o curso pretende fazer refletir sobre os “eixos norteadores nas práticas de leitura e escrita”, como consta no programa.

“O programa é importante em vista do novo acordo ortográfico, mas é sempre importante aperfeiçoar a língua pátria e também melhor o que chamamos de português de ‘redação oficial’”, explica Rita Anjos, diretora da Divisão de Desenvolvimento Profissional (DVDE). “Vale ressaltar também que muitos profissionais buscam o curso pela progressão por capacitação (mudança de nível de capacitação do servidor, acompanhada por aumento de salário), mas o objetivo é o aperfeiçoamento”.

A professora diz que o curso é destinado aos servidores com ensino médio completo e é ministrado por servidores. Projetos semelhantes já ocorreram antes, informa a diretora: “Esse curso já aconteceu, mas em vista do novo acordo ortográfico e de um novo professor, o curso foi reformatado”.

As aulas serão ministradas pelo professor Márcio Ribeiro dos Santos, técnico de assuntos educacionais da UFRJ, graduado em Letras pela Faculdade de Letras da UFRJ e mestrando em Linguística na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A PR-4 informa que novos cursos estão previstos para começar nos próximos meses: “Capacitação de profissionais de restauração de móveis”, “Sistema de Gestão” e “Br Office”.