Agenda

Conferência no Instituto de Biofísica

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) promove, em 6 de abril, a conferência “Organizações em redes metabólicas: ciclos na distribuição de fluxos", a ser ministrada pelo dr. Marcelo Trindade dos Santos, do Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia (LNCC/MCT).

A palestra faz parte de um programa de conferências realizadas pelo IBCCF que acontecem às quartas-feiras, às 12h, no auditório do Instituto, na sala G1-022. Visite a programação no site.

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) fica no Centro de Ciências da Saúde (Bloco G - 1º andar), localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.


Academia Brasileira de Letras promove Ciclo de Leituras Dramatizadas

A Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza, a partir de abril, o Ciclo de Leituras Dramatizadas de 2011, promovido pelo Grupo Dramaturgia de Sempre. No primeiro semestre deste ano, será feita a leitura dramatizada da peça O Diletante, de Martins Pena, no Teatro Raimundo Magalhães Júnior, localizado no primeiro andar do Centro Cultural da ABL.

Martins Pena é o patrono da cadeira 29 da Academia e foi o introdutor da comédia de costumes no Brasil. A obra, ambientada no Rio de Janeiro de meados do século XIX, tem como personagem principal José Antônio, amante de ópera, cujo sonho é ver sua família transformada numa companhia de ópera italiana. O autor brinca com a paixão desmedida de José Antônio pela ópera, que o leva a atitudes que beiram o ridículo.

Nos meses de setembro e outubro, serão realizadas leituras dramáticas do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e d’O Roteiro Poético de Mauro Mota. O evento reunirá textos, cartas pessoais, trechos de seus ensaios e um diálogo fictício com Joaquim Nabuco e Gilberto Freire.  O objetivo do Grupo Dramaturgia de Sempre é apresentar os nomes dos grandes brasileiros da Casa em uma linguagem coerente com o público.

Calendário de eventos:

Abril – Dias 20 e 27, às 15h – O Diletante, de Martins Pena
Maio – Dias 18 e 25, às 15h – O Diletante
Junho – Dias 22 e 29, às 15h – O Diletante
Agosto - Dias 24 e 31, às 15h – Roteiro Poético, de Mauro Mota
Setembro - Dias 21 e 28, às 15h – Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida
Outubro – Dias 19 e 26, às 15h - Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida


A Academia Brasileira de Letras fica na Avenida Presidente Wilson, 203, Centro. A entrada é franca.

Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Bioética

Com o objetivo de promover o desenvolvimento acadêmico da área de Bioética e Ética em Pesquisa, o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ, em associação com a Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz, abre inscrições para a seleção do mestrado e doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, até 20 de abril.

O Programa de Pós-graduação em “Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva” disponibiliza o total de 15 vagas para o curso de Mestrado e 19, para o Doutorado.  As vagas serão distribuídas por IES, respeitando as linhas de pesquisa e a disponibilidade de orientação dos professores do Programa para a linha escolhida. Contudo, a inscrição deve ser enviada ao Iesc/UFRJ e, somente após o término do processo seletivo e designado o orientador, o aluno poderá se matricular na IES associada à qual o professor orientador estiver vinculado administrativamente.

As inscrições podem ser realizadas na secretaria do Iesc (Praça Jorge Machado Moreira, 100- Cidade Universitária), de segunda a sexta-feira, de 10h as 13h ou de 14h as 16h, ou por correio, desde que postadas via SEDEX 10 até a data limite para as inscrições, 20 de abril. Para saber mais sobre documentação exigida, taxa de inscrição, seleção e datas, visite o site do Programa de Pós-gradução e consulte os editais.


Encontro vai discutir graduação em Saúde Coletiva

O primeiro Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva (Enesc) acontece no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 24 de abril. O evento tem a proposta de reunir alunos de graduação das principais instituições federais de ensino superior brasileiras para discutir como está sendo a formação de uma nova safra de sanitaristas no país, a partir de três eixos principais: educação, sociedade e trabalho.


O evento será realizado no campus universitário da Praia Vermelha e contará com a participação de, além da UFRJ, estudantes das universidades federais do Acre, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Brasília e Mato Grosso. A programação completa do encontro e as informações sobre inscrição de participantes e trabalhos científicos podem ser encontradas no blog do evento.