Agenda

Faculdade de Letras comemora centenário de Afrânio Coutinho

Dia 23 de março a Faculdade de Letras da UFRJ comemora o centenário de nascimento do professor, crítico literário e ensaísta Afrânio Coutinho, que em 1965 foi um dos seus principais fundadores, oriunda da então Faculdade Nacional de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Brasil, hoje UFRJ.

Afrânio Coutinho foi nomeado diretor da faculdade em 1968, permanecendo no cargo até aposentar-se, em 1980.  Foi ele quem criou a Biblioteca da Faculdade de Letras (FL), reconhecida como uma das melhores do gênero no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasileira de Letras e estudioso de Machado de Assis, Afrânio Coutinho é responsável, entre dezenas de obras, pela coordenação e elaboração da Enciclopédia Brasileira de Literatura, obra em dois volumes publicada em 1990.

Para travarmos contato com a trajetória e o legado deste ilustre professor, haverá uma extensa programação a partir das 8h30 desta quarta-feira, dia 23.  No auditório G1 da FL, às 10h, o professor da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Letras  dr. Eduardo Portela, realizará uma conferência e às 11h30 terá início uma mesa-redonda com a presença dos professoras Heloísa Buarque de Holanda (UFRJ), Maria Helena Silveira (UFRJ) e da Srª Wilma Cordeiro. No início da tarde será aberta a exposição “Afrânio Coutinho: vida e obra” . Também haverá lançamento de livros e visitas guiadas. Confira abaixo a íntegra da programação:

8h30 às 9h30 – Credenciamento
Local: Auditório G1

9h30 às 10h – Cerimônia de Abertura
Local: Auditório G1

10h às 11h – Conferência
Prof. Dr. Eduardo Portela (UFRJ/ABL)
Local: Auditório G1

11h às 11h30 – Coffee-break

11h30 às 13h – Mesa-Redonda
Profa Drª Heloísa Buarque de Holanda (UFRJ)
Profa Drª Maria Helena Silveira (UFRJ)
Srª Wilma Cordeiro
Local: Auditório G1

13h – Abertura da exposição
Afrânio Coutinho: vida e obra
Local: Hall da Biblioteca (em frente ao Ceac)
• Lançamento de livros
• Visitas guiadas:
Biblioteca José de Alencar
Centro de Estudos Afrânio Coutinho (Ceac)
• Coquetel de Encerramento


Seminário sobre a inserção internacional da UFRJ

Na próxima quinta-feira (24/03), o Setor de Convênios e Relações Internacionais (Scri) realizará o "I Seminário da UFRJ Sobre Internacionalização: a UFRJ e Sua Inserção Internacional".

O evento acontece auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250, Urca), às 9h30.

Para confirmar sua presença, envie e-mail para giovanacampos@reitoria.ufrj.br. Para outras informações ligue (21) 2598-1728.


Grupo Cantos do Rio na Casa da Ciência

Até o dia 15 de maio o grupo “Cantos do Rio” se apresenta na Casa da Ciência todo domingo, às 17h.
O espetáculo é sobre duas estátuas que ganham vida ao anoitecer e mostram as transformações geológicas da Terra.


A entrada é gratuita e senhas são distribuídas 30 minutos antes da sessão, no local. A Casa da Ciência localiza-se na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo.

A Terra em Sete Tempos

A Casa da Ciência apresenta, até o dia 26 de abril, o ciclo de palestras “A Terra em Sete Tempos”.  Os debates, que ocorrem às terças feiras, das 18h30 às 20h, fazem parte da Exposição Sensações do Passado Geológico da Terra.

Durante as palestras, serão discutidos os grandes eventos de transformação da Terra em uma linguagem não especializada. Serão conferidos certificados a quem tiver participação em pelo menos 80% das palestras. As inscrições são gratuitas e feitas através do telefone 2542-7494.

A Casa da Ciência fica na rua Lauro Müller, 3, Botafogo.

Para a programação completa, acesse aqui: http://www.casadaciencia.ufrj.br/cienciaparapoetas/terra/flyer.html