Agenda

Nepp-DH sedia curso para integrantes de movimentos sociais

O curso de extensão Teorias Sociais e Produção de Conhecimento realiza a sua quinta e penúltima etapa até o dia 25 deste mês. Contando com 35 alunos inscritos, em sua maioria trabalhadores rurais sem-terra, o curso formará a terceira turma em julho deste ano.

Promovidas pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) da UFRJ, as aulas acontecem desde 2004, durante o período de férias letivas da UFRJ e recebe integrantes de movimentos sociais de todo o país, como do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da Via Campesina.

O tema escolhido para ser abordado nesta etapa é “Os pensadores brasileiros”, que inclui o estudo das obras de intelectuais como Florestan Fernandes, Caio Prado Jr., Roberto Schwarz, Octavio Ianni, Celso Furtado, Milton Santos, Nélson Werneck Sodré, Francisco de Oliveira, entre outros. As aulas acontecem de segunda a sexta, em período integral.

As aulas acontecem na sede do Nepp-DH, localizada no prédio anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. O endereço é Avenida Pasteur, 250, campus da UFRJ na Praia Vermelha, Urca.


Maternidade Escola organiza conferência inaugural do semestre letivo

No dia 16 de março, a Maternidade Escola da UFRJ realiza a conferência “Estratégia Brasileirinh@s”, na abertura do semestre letivo do Curso de especialização em Atenção Integral à Saúde Materno Infantil. As palestrantes convidadas serão as médicas Liliane Mendes Panello e Liliana Planel Lugarinho, coordenadoras do projeto “Estratégias Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis”, do Ministério da Saúde.

O evento será realizado, às 10h, no Auditório Nobre da Maternidade-Escola, que fica na Rua das Laranjeiras, 180 – Laranjeiras. A entrada é franca.


ECO-UFRJ abre vagas para professor titular

Estão abertas, até o próximo dia 24, na Secretaria dos Departamentos da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, as inscrições para três vagas na função professor titular, no regime de dedicação exclusiva (D.E.). As vagas disponíveis são para o Departamento de Expressão e Linguagem, na área de Jornalismo; Departamento de Métodos e Áreas Conexas, na área de Tecnologia; e para o Departamento de Fundamentos da Comunicação, na área de Teoria da Comunicação. A remuneração prevista é de R$10.446,81 e a taxa de inscrição, R$260.

A Escola de Comunicação Social da UFRJ fica na Avenida Pasteur, 250, Urca, campus da UFRJ na Praia Vermelha. O edital do concurso pode ser encontrado no site oficial da unidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3873-5081 ou pelo e-mail: departamentos@eco.ufrj.br e departamentoseco@gmail.com.