Agenda

Inscrições para transferência externa terminam no próximo dia 13

Termina no dia 13 de janeiro o período de inscrições para o ingresso na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por transferência externa ou por isenção do Concurso de Acesso.
Os interessados devem comparecer à Divisão de Registros de Estudantes (DRE), localizada no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Bloco D, na Cidade Universitária, nos seguintes horários: de 10h às 13h e de 14h às 16h.


Serão oferecidas 265 vagas para transferência externa facultativa e 323 vagas para matrícula com isenção do concurso de acesso. A lista dos cursos disponíveis e informações sobre os pré-requisitos para a inscrição, as datas e o processo seletivo são encontradas no edital 116. Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas pelo Disque Acesso UFRJ, no telefone 2598-9430.

X Mostra de Teatro da UFRJ abre temporada no Teatro Gonzaguinha

A "X Mostra de Teatro da UFRJ" exibe nove montagens de diretores recém-formados no curso de Teatro, pela universidade, no Teatro Gonzaguinha, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, até 30 de janeiro. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas  uma hora antes do espetáculo. A temporada acontece de terça a domingo, a partir das 19h30.
No ano em que a Mostra completa 10 anos, foram homenageados autores como William Shakespeare, Clarice Lispector e José Saramago, sob a coordenação geral da professora Adriana Schneider e técnica do professor José Henrique. Ao longo de uma década, o evento tornou-se um espaço de experimentação, inovação e investigação de novos temas e linguagens.


O Centro de Artes Calouste Gulbenkian localiza-se na Rua Benedito Hipólito, 125, Centro. A capacidade do teatro é de 150 pessoas.


 

Ópera Dom Quixote na Escola de Música

Alunos interessados em conseguir um papel em ópera terão oportunidade de consultar a partitura do espetáculo Dom Quixote nas Bodas de Camacho, de George Philipp Telemman, que se encontra no setor artístico da Escola de Música (EM) da UFRJ.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e as audições de teste dos candidatos ocorrerão em março. O espetáculo conta com a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ e acontece no Salão Leopoldo Miguez com data ainda a ser confirmada.

A EM-UFRJ fica na rua do Passeio, 98 – Lapa. Para mais informações acessar  http://www.musica.ufrj.br ou ligar para (21) 2240-1391.

 


 

Inscrições para o IV Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha

Estão abertas até o dia 4 de março as inscrições para I"V Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha", que será realizado entre os dias 14 e 19 de março de 2011.
Coordenado pelos professores Luiz Carlos Justi, do Instituto Villa-Lobos (IVL/Uni-Rio), Michael Uhde, da Escola Superior de Música de Karlsruhe (ESMK), e André Cardoso, da Escola de Música da UFRJ (EM/UFRJ), o festival proporciona o aperfeiçoamento musical para alunos de todo o Brasil e da América Latina com renomados professores alemães.
O Festival, que acontece desde 2008, é resultado de uma parceria entre as três instituições já citadas e as inscrições são gratuitas.
Os cursos oferecidos para a edição de 2011 são:


Flauta  - professor Renate Greiss-Armim  - Escola de Música / UFRJ
Oboé  - professor Thomas Indermühle - Escola de Música / UFRJ
Trompete -  professor Reinhold Friedrich - Escola de Música / UFRJ
Trombone - professor Werner Schrietter - Escola de Música / UFRJ
Percussão - professor Isao Nakamura - Escola de Música / UFRJ
Violino - professor Albrecht Breuninger - IVL / Uni-Rio
Viola - professor Kathrin Melcher - IVL / Uni-Rio
Violoncelo - professor Martin Ostertag - IVL / Uni-Rio
Piano - professor Fany Solter  - IVL / Uni-Rio
Michael - professor Uhde - IVL / Uni-Rio
Piano (música do séc. XX) - professor - Markus Stange  - IVL / Uni-Rio
Cravo e Música Barroca - professor Kristian Nyquist  - IVL / Uni-Rio
Canto - professor Mitsuko Shirai - Escola de Música / UFRJ