Zoom

Alunos da UFRJ ganham prêmio por projeto inovador



Fernanda Flores

O CarUni, carona universitária que ganhou o Prêmio Mobilidade Social 2009-2010 na categoria responsabilidade social, é um projeto criado por dois ex-alunos de Engenharia de Computação e Informação da Poli/UFRJ, Fábio Fonseca e Thiago Carvalho. A ideia começou a ser posta em prática no último mês de junho. Os dois alunos tiveram a ideia durante o curso da disciplina Gestão da Inovação, e orientados pelos professores Wagner Schau e Claudia Werner, usaram-na como projeto final de conclusão de curso.

O projeto, além de gerar um ganho para os que a utilizam, favorece também o meio ambiente, a sustentabilidade – por consequência – e o tráfego. Com o sistema de caronas, há a redução do número de carros em circulação, assim o estacionamento é menos utilizado, há  redução do transito e da emissão de poluentes.E, além de tudo isso, a CarUni consegue aproximar as pessoas, criando vínculos e amizades entre os utilizam o programa.

A ideia surgiu quando os dois viam uma cena cotidiana, comum nos estacionamentos do campus: um carro vazio, só com o banco do motorista ocupado. Ambos perceberam que os lugares vazios poderiam estar ocupados por outros passageiros, estudantes, professores e funcionários da UFRJ. A partir daí começou a surgir o projeto carona universitária.
Junto ao desenvolvimento do projeto, houve a criação de um site que visa a ampliar a área de atuação, gerenciando as caronas. É um espaço onde os interessados podem oferecer e/ou buscar caronas. A ideia é construir algo com a cara do projeto, por isso têm que visar à segurança, conforto e socialização, trazendo de volta um hábito comum que foi deixado de lado devido à violência.

Para se cadastrar, é necessário informar alguns dados pessoais, como: nome, e-mail, telefone e endereço e registrar-se na rotina semanal, com os horários e locais da carona. O programa CarUni é de uso exclusivo dos alunos, funcionários e professores da Universidade, por isso só podem se cadastrar pessoas com o email da instituição (@ufrj.br).Os interessados podem acessar o site: http://www.caruni.com.br, para inscrever-se e obter mais informações sobre o programa.