Zoom

Pelos futuros profissionais da Indústria do Petróleo



Marlon Câmara

O Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo (ANP) surgiu da intenção de incentivar a formação de mão-de-obra especializada nas Indústrias do Petróleo e do Gás Natural, criando uma parceria entre a Agência Nacional e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o objetivo de capacitar graduandos e pós-graduandos dos principais cursos da Universidade para o mercado petrolífero, oferecendo bolsas de pesquisa aos destacados.
Para aproveitar as oportunidades geradas com o Programa, em 2002, a UFRJ e a ANP organizaram o Encontro UFRJ/PRH-ANP, que chegou esse ano à sétima edição.

Ocorrido entre os dias 22 e 24 de novembro no Auditório do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ), o 7º Encontro proporcionou uma aproximação entre os estudantes de Engenharia e outras áreas relacionadas ao Petróleo, com profissionais e especialistas da área. Na ocasião foram apresentados pôsteres desenvolvidos pelos bolsistas dos PRH, que também tiveram a chance de demonstrar suas pesquisas em palestras avaliadas e discutidas por professores da UFRJ. Em cada um dos dias foram discutidos também os resultados e perspectivas de todos PRH que funcionam na Universidade.

O evento contou ainda com apresentações de profissionais atuantes na Indústria do Petróleo, que expuseram seus projetos e as metas das suas empresas, apresentando aos estudantes presentes meios de entrada no mercado.

Um dos destaques foi a apresentação de Ricardo Egito e Aline Solf, representantes da FMC Technologies do Brasil, que relataram o crescimento da empresa, que surgiu como um pequeno grupo produtor de rodas de caminhões e, após parceria com a empresa global FMC, se tornou uma das maiores produtoras de equipamentos submarinos e exploradores de petróleo do Brasil. “A FMC hoje é uma empresa de tecnologia, e nossa meta é desenvolver facilitações para a exploração submarino de petróleo”, expõe Ricardo.

O especialista revelou também o desenvolvimento de um Centro Tecnológico FMC no Parque Tecnológico da UFRJ, localizado na Cidade Universitária, o que permitiria acesso mais fácil dos estudantes. “Antes de março do ano que vem começaremos a operar aqui, estando 100% no Fundão até agosto”.

Já Aline tratou de um assunto de grande interesse para os universitários presentes, explicando o funcionamento do Design Center da empresa para descoberta de novos talentos, que já atua na sede da FMC da Pavuna, mas muda para a Cidade Universitária no próximo ano. “No processo seletivo nós avaliamos a boa capacidade de relacionamento do estudante e seu desejo de trabalhar com  nossa empresa e com a Indústria do Petróleo”, afirma. “Nosso programa de estágio ainda garante que o jovem não seja de nenhuma maneira prejudicado na graduação”.