No Foco

Funcionários elegem representantes para colegiados

Elisa Ferreira

Nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, a UFRJ viverá mais um período de manifestação da Democracia. Nessas datas, acontece a eleição de técnicos-administrativos para os órgãos colegiados da universidade. Para o pleito, foi formada uma comissão eleitoral, que conta com representantes da própria instituição e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj). Segundo Noemi de Andrade, coordenadora geral do Sintufrj, “o representante dos técnico-administrativos nos colegiados, como todos os membros dos conselhos, discute, propõe, vota e delibera sobre assuntos que se referem às políticas da instituição”.

Qualquer funcionário lotado em unidades pertencentes à UFRJ pode se candidatar nas eleições. Há 5 vagas para conselheiros titulares e 5 para suplentes para o Conselho Universitário (Consuni); já o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e o Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) terão um titular e um suplente cada um.

Duas chapas se inscreveram, durante os dias 10 e 11 de novembro. O anúncio das chapas inscritas e homologadas pela Comissão Eleitoral — Chapa 1: “Conquista”, e Chapa 2: “Representação” — aconteceu no dia 12 de novembro, às 17 horas, na sala da Secretaria dos Órgãos Colegiados.

Todos os servidores técnicos-administrativos poderão votar. A cédula eleitoral conterá o nome das chapas homologadas, com os nomes dos respectivos candidatos para a representação em cada órgão colegiado. Para Noemi de Andrade, “a importância de votar é o reconhecimento dos técnicos como formadores de opinião e como parcela importante para construção de uma universidade mais justa e igualitária”.

 

Processo Eleitoral

A confecção das cédulas, o fornecimento do material das mesas de votação e apuração e as listagens de votantes ficarão a cargo da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), com apoio do Sintufrj. Além disso, o Sintufrj auxiliou o processo eleitoral oferecendo a cada uma das chapas inscritas cinco mil cópias em papel A4, para divulgação de suas propostas, e duzentos cartazes em papel A3, além de ter disponibilizado, no jornal da entidade, uma página, na semana que antecede as eleições, para publicação de textos de divulgação de cada chapa.

Noemi faz questão de ressaltar a importância das eleições para o Sintufrj: “lembramos que esse processo nos foi muito caro, pois foram anos de luta por esse reconhecimento. Nossa representação ainda é tímida, no que diz respeito a número, comparado aos docentes. Mesmo assim, a conquista é valida. Hoje, o trabalhador pode se enxergar como agente de construção de uma universidade melhor.”

 

Apuração

A apuração será realizada no dia 6 dezembro, a partir das 9 horas, no salão do Consuni. As urnas com as cédulas serão responsabilidade da Comissão Eleitoral. Já a fiscalização no dia da contagem dos votos será realizada pelas chapas concorrentes.
 
Para a representação no Consuni, CEG e CEPG, serão considerados eleitos os candidatos a representantes titulares e seus respectivos suplentes, constantes da chapa que obtiver a maioria simples dos votos. Após a apuração, a Comissão Eleitoral aguardará 24 horas para recebimento e análise de eventuais solicitações de recurso, antes da proclamação do resultado. Caso contrário, o resultado será enviado ao reitor Aloísio Texeira, presidente do Consuni.

A posse dos representantes dos servidores técnico-administrativos será realizada na primeira sessão, após a proclamação do resultado, no respectivo colegiado a que foi eleito.