Tome Nota

Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT)

 

Assessoria de Imprensa do HUCFF

 

Uma das principais causas de mortes no mundo, o tabagismo é uma doença de difícil combate – mas o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho é um centro que atua ativamente contra o problema, com ações que remontam a 1999.
Desde agosto daquele ano, o hospital adotou uma política de sensibilização gradativa da comunidade a respeito dos efeitos nocivos do tabagismo no ambiente de trabalho. Em quatro anos, foi possível decretar o HU área livre do Tabaco, sendo completamente proibido o fumo no interior do prédio.

Dentro deste espírito foi criado, em fevereiro de 2003, o Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT), que reúne 8 profissionais de formação multidisciplinar comprometidos com a conscientização com relação ao hábito de fumar. Sua ação principal é o programa de apoio a funcionários e pacientes que desejam abandonar o vício, que nos últimos 3 anos, atendeu cerca de 700 pessoas – a taxa de cessação de 1 ano atingiu os 25%. Os interessados são encaminhados por seus médicos (quando são clientes do HU) ou pelo SUS (no caso de funcionários, docentes e estudantes da UFRJ; e moradores dos bairros próximos ao hospital), totalizando 16 vagas para o público externo.

Nas reuniões, os participantes contam suas histórias e debatem as dificuldades de largar o cigarro, sendo acompanhados e motivados pela equipe que reúne pneumologistas (o Dr. Alberto José de Araújo, Diretor do NETT e as Dras. Laura Andréa Cassabian e Marina Adriana Zouccas), fonoaudióloga (Dra. Márcia Trotta Borges), psiquiatra (Dr. Nélson Caldas), psicóloga (Dra. Fátima Ortolan), Ginecologista (Profa. Dra. Sílvia Zahar) e cardiologista (Prof. Dr. Lúcio Pereira de Souza), tendo assim uma visão geral do problema e recebendo orientações adequadas. O trabalho se refletiu também na participação de ex-fumantes, que se tornaram voluntários da iniciativa e hoje participam de atividades de sensibilização, como o projeto de prevenção do fumo junto à Escola Municipal Tenente Antônio João, localizada na Ilha do Fundão.

Mas não é só: o Núcleo participa de debates e entrevistas sobre temas contemporâneos relacionados ao tabagismo, prestando esclarecimentos e atuando na prevenção em diversos eventos da própria Universidade e outras instituições. Também são realizados estudos, como a pesquisa qualitativa sobre a história de vida com o tabaco, com mulheres fumantes e ex-fumantes, sobre fatores de risco psicossociais, habilidades desenvolvidas e fragilidades diante da relação com o cigarro; e o da utilização do Hypericum perforatum como apoio terapêutico à cessação do tabaco, em mulheres com distúrbios do humor, no período da perimenopausa.

O NETT funciona no 3º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ, nas salas 3F-87 e 3F-89. O telefone de contato é 2562-2195.