Agenda

I encontro regional sobre ensino da Arte

Entre os dias 3 e 5 de novembro, acontece o "I Encontro Regional sobre a Formação do Professor para o Ensino da Arte". O evento é realizado pela Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, em parceria com o Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O objetivo é realizar o debate e estimular reflexões entre os profissionais de ensino da Arte na rede de Ensino Básico, pesquisadores da área e atores da formação de professores de arte.

As inscrições para participação sem apresentação de trabalho são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de outubro. O "I Encontro Regional" acontece na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM). O endereço é Rua do Rosário, 90, Centro, Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas na página virtual da FE-UFRJ ou no blog do evento.


Palestra sobre Programa de Bioengenharia

No próximo dia 28, o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) oferece mais um Seminário Integrado. Nesta edição, a coordenadora do Programa de Pesquisa em Bioengenharia do ICB, Tatiana Sampaio, ministra a palestra “O Programa de Bioengenharia do ICB: Pesquisas e Aplicações”.

O encontro ocorre às 12 horas, no setor de Anatomia, bloco F do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ). O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ. Mais informações através do telefone (21) 2562-6670.


 

Casa da Ciência exibe Minority Report

O programa "Ciência em Foco" da Casa da Ciência da UFRJ exibe, às 16h, do dia 6 de novembro, o filme Minority Report, de Steven Spielberg. A sessão será seguida do debate “Habitações do tempo: a passagem da cultura moderna à contemporânea”, ministrado por Paulo Vaz, professor da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.


A atividade, que tem entrada franca, é indicada para o público a partir dos 16 anos. A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.

 


 

Jornada discutirá violência familiar contra a criança e o adolescente

A violência familiar contra a criança e o adolescente vem sendo, cada vez mais, destaque na mídia e em discussões na sociedade civil. No entanto, nem sempre é tratada adequadamente. Para refinar esse olhar, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e o projeto “Cultura e Saúde” do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ realizarão a “III Jornada Sobre Violência Familiar Contra Crianças e Adolescentes”. O encontro será na sexta, 29 de outubro, das 9 às 18 horas, no Salão Dourado. A entrada é franca.
O evento abordará violência familiar no âmbito da Estratégia da Saúde da Família (ESF), ressaltando seu importante papel na prevenção, detecção e acompanhamento das vítimas de violência. Para isso, a jornada propõe discussões atuais e integradas a fim de construir uma rede de suporte aos grupos etários de maior vulnerabilidade.
O FCC fica na avenida Pasteur, 250, 2º andar, Praia Vermelha.