No Foco

Pesquisa do perfil dos alunos da UFRJ

Elisa Ferreira

 
 

Está sendo implementada a terceira pesquisa de perfil socioeconômico dos alunos da UFRJ. A primeira foi realizada no final da década de 90, e a segunda entre os anos 2003 e 2004. Para essa terceira pesquisa, foi desenvolvido um software na Universidade Federal do Mato Grosso e repassado a todas as faculdades federais.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o responsável pelos questionários e o andamento da pesquisa é o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ). Segundo Simone Cazarim de Menezes, assistente social da Divisão de Assistência ao Estudante (DAE/UFRJ), “Eles participaram das reuniões em Mato Grosso, trouxeram o software e estabeleceram as amostragens, por isso, são os responsáveis pelos e-mails enviados e o desenvolvimento dessa pesquisa, não a PR-1 ou DAE”.

O questionário foi enviado por e-mail a um grupo de aproximadamente 400 estudantes da UFRJ, selecionados através de cálculo de amostragem e estatística, e está em fase de implementação, com prazo de preenchimento até 2 de novembro de 2010.

O objetivo da pesquisa, assim como de outras realizadas na faculdade, tanto pelo NCE/UFRJ quanto pela DAE/UFRJ, é conhecer o perfil do estudante da UFRJ, a fim de implementar ações de assistência estudantil. “Essa pesquisa é feita para subsidiar novas ações favoráveis aos estudantes a partir do ano de 2011”, complementa Rosany Espírito Santo de Andrade, coordenadora da DAE.

Assistência Estudantil no Brasil

A assistência estudantil passou a ser plano de governo em 2008. Com isso, foi instituída em todas as faculdades federais com uma verba específica fornecida pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Entretanto, a UFRJ,assim como algumas outras instituições, já desenvolvia assistência, antes do Ministério da Educação (MEC) encaminhar a verba, através de  verba própria, que permitiu a criação do alojamento, as bolsas científicas, entre outros.

Desde 2008, com a verba federal, além da verba própria, a UFRJ pode dar continuidade aos  projetos e, através de pesquisas que visam ao melhor atendimento ao estudante, criando novos benefícios.