Zoom

CT Consciente



Igor Soares Ribeiro

Água e energia elétrica são recursos fundamentais para a sociedade. O grande desafio na utilização desses bens é encontrar soluções econômicas, eficientes e corretas do ponto de vista ambiental. Neste contexto, a Decania do Centro de Tecnologia investe em programas ambientais como o “CT Consciente”.

A preocupação com o uso sustentável da energia e da água é o tema do programa, promovido pela decania do Centro de Tecnologia. A partir da racionalização do uso dos recursos naturais, o programa propõe informar e conscientizar alunos, professores e funcionários.

Já estão sendo distribuídos folderes com dicas e cuidados da racionalização em todo centro. Além disso, a Decania também planeja a criação de fundos de tela de computadores, adesivos para banheiros e tomadas para estimular a racionalização. Dentre os objetivos do Programa estão: conscientização e promoção da educação Ambiental, instalação de equipamentos economizadores de água, a elaboração de estudos de viabilidade do uso de energias alternativas, e a colocação de sensores de presença em locais apropriados, entre outros.

A ideia foi proposta pelos professores Walter Issamu Suemitsu, decano do CT, e Hilton Ferreira Magalhães, superintendente. Segundo a gerenciadora do projeto, Marilda Duboc, o programa está relacionado à criação de medidas para a economia de água e energia no Centro de Tecnologia. “O que queremos fazer é uma conscientização dos alunos, professores, funcionários, o que implica mudança de hábitos em relação à utilização da energia e da água”, afirma.

Para Marilda, o CT Consciente trata, ao mesmo tempo, de uma questão ambiental e de uma questão econômica: “quando nós racionalizamos, disponibilizamos energia para outros setores, sem que precisemos criar novas expansões do sistema elétrico, como usinas, por exemplo. Por outro lado, esperamos diminuir os gastos do CT com energia, que, no ano passado, somaram mais de oito milhões de reais”, conclui.