Agenda

Casa da Ciência abriga a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFRJ

A Pró-Reitoria de Extensão (PR5), o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e a Casa da Ciência da UFRJ promovem, de 20 a 23 de outubro, a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” (SNCT) de 2010. O evento conta com intensa programação interativa, através de programas e projetos de pesquisa e extensão em diversas unidades da UFRJ. O tema proposto pelo Ministério de Ciência e Tecnologia é "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável".
Oficinas interativas, esporte, planetário inflável, trilha ecológica, exposições e oficinas são algumas das atividades oferecidas aos alunos da universidade e das escolas públicas durante o evento. A programação e outras informações podem ser encontradas na página virtual da SNCT, onde também são realizadas inscrições de escolas ou grupos para visitas.


A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo. A entrada é franca.

II Encontro Sabores e Saberes no Restaurante Universitário

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o Instituto de Nutrição Josué de Castro, o Restaurante Universitário Edson Luiz de Lima Souto e a Agência UFRJ de Inovação promovem o “II Encontro de Sabores e Saberes”.
O Encontro tem como objetivo promover discussões acerca da alimentação em suas perspectivas culturais, ambientais, sociais e da saúde. Na programação, estão previstas oficinas, mesa-redonda, avaliação e orientação nutricional, feira agroecológica, entre outras atividades culturais.


O evento ocorre nos dias 21 e 22 de outubro, das 9h às 17h, no Restaurante Universitário, Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária.


 

Fórum na Tela exibe mostra de Cinema Pernambucano

De 18 a 22 de outubro, o Fórum na Tela – Cineclube Praia Vermelha apresenta a mostra “Cinema Pernambucano Contemporâneo”. A exibição de curtas e longas-metragens tem início todos os dias, às 19h, no Salão Moniz Aragão.
Entre os filmes exibidos, estão Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro, Pacific, de Marcelo Pedroso, e SuperBarroco, de Renata Pinheiro. Na quinta (21/10), após as exibições, acontece um debate com os diretores.
O Salão Moniz Aragão está localizado no segundo andar do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, no Palácio Universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250. Urca. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas na página do FCC-UFRJ.

Programação
Segunda-feira 18/10:
O Muro (Tião, 2008) e Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2009)
 Terça-feira 19/10:
Pacific (Marcelo Pedroso, 2009)
Quarta-feira 20/10:
Um Lugar ao Sol (Gabriel Mascaro, 2009)
Quinta-feira 21/10:
A Menina do Algodão (Kleber Mendonça Filho e Daniele Bandeira, 2002),  Eletrodoméstica (Kleber Mendonça Filho, 2005), Noite de Sexta, Manhã de Sábado (Kleber Mendonça Filho, 2007) e SuperBarroco (Renata Pinheiro, 2008). Após a sessão, haverá debate com os realizadores.
Sexta-feira 22/10:
As Aventuras de Paulo Bruscky – The Adventures of Paulo Bruscky (Gabriel Mascaro, 2009) e Balsa (Marcelo Pedroso, 2009).

 


Programa de Pós-graduação em Psicologia realiza evento sobre juventude e política

O Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ, por meio de seu Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (Nipiac), realiza, de 20 a 22 de outubro, o “Seminário Latinoamericano de Juventude e Política” e o “IV Internúcleos sobre Juventude e Política”, no campus da UFRJ na Praia Vermelha.
A conferência de abertura acontece no dia 20, às 18h30. Nos dia 21 e 22, serão realizadas duas mesas-redondas com a participação de pesquisadores da Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina; Universidade de Guadalajara, México; entre outras instituições. A realização dos dois eventos em conjunto faz parte do interesse crescente dos pesquisadores brasileiros em expandir a discussão sobre a experiência latino-americana na participação política e social dos jovens no mundo contemporâneo.

O encontro acontece no Auditório Manoel Maurício de Albuquerque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), na Avenida Pasteur, 250. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas na página virtual do evento.

1ª Oficina Temática: O Papel do Gestor Público

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) realizará na quarta-feira, 20 de outubro, das 13 às 17h, no Auditório do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), a “1ª Oficina Temática: O Papel do Gestor Público”.
A programação inclui participação do professor Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) e coordenador do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, além de Renato Cader, diretor de gestão do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que fará apresentação sobre “Compras Sustentáveis”.


As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: luiz@pr3.ufrj.br e deverão conter nome completo, unidade, cargo/função/titulação e telefone para contato.

IX Fonoaudiologia em Destaque da UFRJ

O curso de graduação em fonoaudiologia da UFRJ promove, dia 21 de outubro, o “IX Fonoaudiologia em Destaque”, no auditório Alice Rosa na UFRJ. São oferecidas palestras com diversos profissionais da UFRJ nas áreas de Fonoaudiologia, terapia ocupacional entre outras. Além disso, recebe professores de outras instituições como o Hospital Gafreé Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).


As inscrições podem ser realizadas no Centro Acadêmico de Fonoaudiologia da UFRJ, entre 12h e 13h ou através do e-mail: fonoaudiologiaemdestaque@gmail.com. O auditório Alice Rosa fica no 12º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ (HUCFF), na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ.

Sessão de Centro de Estudos no Instituto de Doenças do Tórax

Todas as sextas-feiras, o Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ (IDT) promove uma Sessão de Centro de Estudos voltada para alunos, médicos e professores da instituição.

Durante as sessões serão abordados temas destinados a congressos, teses em andamento, trabalhos de pesquisa, além de clube de revistas e discussão de casos clínicos.

Os interessados podem consultar mais informações sobre as Sessões de Centro de Estudos do IDT através do telefone (21) 2562-2887.

O Instituto de Doenças do Tórax fica na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, 1º andar, sala 1D 50/60, Cidade Universitária – Rio de Janeiro.


II Encontro Estadual de Ensino de Sociologia

A Faculdade de Educação (FE) da UFRJ encerra, nesta quinta (14/10), as inscrições de trabalhos para o “II Encontro Estadual de Ensino de Sociologia” (Ensoc). O encontro, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, tem como tema “A Sociologia na Educação Básica: Dilemas e Perspectivas”.
A realização é do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (Labes), criado para disponibilizar aos professores, licenciandos e pesquisadores material sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica. O Labes é uma ferramenta a todos os interessados na história, ensino e  formação do professor de Sociologia.
Inscrições e outras informações podem ser obtidas na página virtual do Labes ou através do e-mail labes.ufrj@gmail.com. A Faculdade de Educação fica no 2º andar do Palácio Universitário, localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur 250, Urca.


4ª Semana de Polímeros da UFRJ tem como tema a Reciclagem

Entre os dias 19 e 21 de outubro acontece no Instituto de Macromoléculas da UFRJ (IMA) a “4ª Semana de Polímeros”. O evento anual tem como objetivo apresentar a evolução e a importância da área de polímeros, compostos químicos de grande utilidade no dia a dia, como o PVC, utilizado nos  tubos e canos, e o policarbonato, material de objetos como CDs e garrafas. A edição de 2010 tem como tema principal o processamento e reciclagem de polímeros, buscando promover um diálogo entre pesquisadores, estudantes do ensino médio de escolas técnicas e graduandos de cursos de cunho tecnológico.
A programação e outras informações estão disponíveis no site http://www.ima.ufrj.br/ensino/extensao/eventos/semana-de-polimeros/2/. O Instituto de Macromoléculas se localiza no Bloco J do Centro de Tecnologia, com acesso pela Av. Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária.


I Seminário Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos no Ifcs-UFRJ

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (Niej) da UFRJ promove, nesta quinta-feira (21/10), o “I Seminário Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos”, das 16h às 21h30, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ.
O seminário, que debate o holocausto, historiografias e identidades da sociedade israelense, conta com as presenças de James Green e Omer Bartov, historiadores da Brown University; Michel Gherman, coordenador acadêmico do Hillel do Rio de Janeiro; Lev Luis Grinberg, professor de geografia política da Ben Gurion University; e Bernardo Sorj, diretor do Centro Edelstein de pesquisas sociais.
O Ifcs-UFRJ fica no Largo de São Francisco de Paula, número 1, Centro. O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do email seminarioniej@gmail.com.