Agenda

Mano Brown na Universidade das Quebradas

No próximo dia 7, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ promove  palestra com o rapper Mano Brown, que vai falar sobre a importância da periferia, na Universidade da Quebradas. A palestra é ação especial prevista na programação de uma série de eventos gratuitos que serão realizados pelo "Apalpe – A Palavra da Periferia", projeto que desenvolve oficinas por meio de uma metodologia inovadora, onde os participantes são levados a criar experimentações artísticas a partir do uso da palavra.
Na programação estão previstos shows, palestras e performances nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Outras informações podem ser obtidas na página virtual do Projeto Apalpe. O evento será realizado no Salão Dourado do FCC-UFRJ, às 18h. O endereço é Avenida Pasteur, 250, campus Praia Vermelha da UFRJ. A entrada é franca, e a capacidade do salão é de 100 lugares.


 

Festival Violão, 30 anos na UFRJ

O “Festival Violão, 30 anos na UFRJ” acontece até o dia 9 de outubro, para celebrar as três décadas do curso de violão na Escola de Música, um dos primeiros entre as instituições de ensino superior. A iniciativa do curso foi de Ricardo Tacuchian e Turíbio Santos, primeiro professor do bacharelado, após sua implementação.
O evento, iniciado na última segunda-feira, tem o objetivo de promover o contato de estudantes com alguns dos maiores expoentes do violão mundial e nacional, através de concertos, aulas, palestras, mesas-redondas e lançamentos de livros e CDs, a fim de criar intercâmbio de aprendizados e experiências em prol da formação profissional dos estudantes.
A entrada é franca e a programação está disponível no site da Escola de Música.
O evento será realizado no Setor Artístico da Escola de Música, na Rua do Passeio, 98,  Centro.
Na quarta-feira, 6 de outubro, o grupo Violões da UFRJ lança, durante o evento, seu primeiro CD. O álbum, especializado em música brasileira contemporânea, traz no repertório canções escritas ou arranjadas especialmente para o grupo, mostrando, assim, a imensa variedade do país. 


O grupo, formado em 2003, é composto por oito instrumentistas da graduação e pós-graduação da EM e coordenado por Bartholomeu Wiese, violinista e professor da UFRJ.
A apresentação acontece no Salão Leopoldo Miguez, às 20 horas.

 


 

Pós-Graduação em Ecologia promove ciclo de palestras

O Programa de pós-graduação em Ecologia da UFRJ promove palestras diversas com a presença de profissionais de diversas instituições. Os seminários abordarão temas relacionados à biodiversidade, variação ecológica e mutualismo, entre outros. Confira a programação abaixo:

08 de outubro: Dr. Marcio Araújo
12 horas – Salão Azul
Florida International University, Estados Unidos
“Sobre as causas e consequências da variação ecológica individual”

29 de outubro: Dr. Thomas Püettker
12 horas – Auditório Maria Teresa – A2-055
Departamento de Zoologia, Universidade de São Paulo
“Efeitos da quantidade de habitat na paisagem sobre mecanismos demográficos em pequenos mamíferos na Mata Atlântica”

5 de novembro: Dra. Marinez Ferreira de Siqueira
12 horas – sala A1-06 (Pós-Graduação)
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
“Modelagem preditiva de distribuição de espécies: aplicações em biodiversidade”


Todas as palestras ocorrem no Instituto de Biologia da UFRJ, que fica no bloco A do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Mais informações através do telefone (21) 2562-6685.