Zoom

Projeto Educação Esportiva UFRJ: O papel do esporte na cidadania



Stephanie Tondo

Para os que ainda não sabem, a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) promove, desde 2006, o Projeto Educação Esportiva UFRJ. Inicialmente, o projeto era destinado aos filhos de servidores e jovens moradores da Vila Residencial. Atualmente, jovens das comunidades vizinhas à Cidade Universitária e demais interessados também compõem o grupo de cerca de 130 moças e rapazes, entre 11 e 17 anos.

Os treinos ocorrem no campo de futebol da Prefeitura Universitária e, este ano, passaram ser realizados também no turno da manhã. Os horários são terça e sexta, das 8h às 12h, e terça e quinta, das 14h às 16h. As atividades são ministradas por bolsistas da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) e por servidores da PR-4.

As categorias são divididas entre Mirim, Infantil, Feminino, Juvenil e Juniores. Os alunos com maior rendimento nas aulas de cada categoria formam equipes que representam o projeto em campeonatos da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e da Copa Light de Futebol, da qual o Projeto participa há três anos consecutivos.

“A questão do Futebol é apenas uma ponta do nosso Projeto”, afirma Nelson Fontes Vial, um dos coordenadores. “Nosso objetivo é atender os filhos dos servidores e integrá-los com a UFRJ, fazê-los entender a importância da Universidade”, explica.

Segundo o coordenador, as crianças participam também de outras atividades, como eventos promovidos pela UFRJ e reforço escolar. “Buscamos, com isso, dar uma condição para estas crianças, promover o convívio social, ensinar noções de cidadania, saúde, amizade, que são muito importantes”, conclui Nelson Fontes Vial.