Agenda

Sistema de Transportes da UFRJ é tema de audiência pública

A Prefeitura Universitária promoverá quatro audiências públicas para discutir o Sistema de Transportes da UFRJ. O objetivo das audiências é ouvir as opiniões, as críticas e as sugestões dos usuários que possam contribuir para melhorar o sistema de transporte interno da Cidade Universitária e que irão nortear o próximo edital como critério para a licitação das empresas prestadoras deste serviço.
As audiências públicas são abertas a todos que tiverem interesse. Confira, abaixo, o calendário e os locais onde as audiências serão realizadas:


Dia 30 de setembro
10h Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)
Dia 6 de outubro
10h Salão Hélio Fraga do Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Dia 14 de outubro
10h Salão Arquimedes - 3º andar  do prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)/Reitoria
Dia 21 de outubro
14h - Alojamento

 

Seminário sobre ciência e fronteiras do conhecimento

A Escola Politécnica realizará no dia 28 de setembro, o seminário “O atual estágio da ciência e as fronteiras do conhecimento”. O evento busca uma multiplicidade de olhares e abordagens acerca do tema proposto e contará com educadores, engenheiros, médicos, filósofos e físicos.

O seminário será realizado no auditório do Centro de Tecnologia (CT), localizado no Bloco A desta decania, e terá uma mesa de debates, das 9h às 12h30, e outra, de 13h30 às 16h30. Na mesa da manhã participarão Francisco Dória, Professor Emérito da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ); Franklin Trein, diretor do Programa de Estudos Europeus (PEE) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs/UFRJ); o psiquiatra José Henrique Rubim de Carvalho, vice-presidente da Associação Médico-Espírita do Estado do Rio de Janeiro (AME-RIO) e Roberto Bartholo, professor do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ.



À tarde, os palestrantes serão o padre e filósofo Olinto Pegoraro, um dos organizadores da pós-graduação em filosofia da UFRJ; Paulo César Fructuoso, professor de medicina da Uerj; Rubens Turci, pesquisador do Laboratório de Estudos da Índia e Ásia do Sul (Leias/UFRJ) e o engenheiro Cláudio Conti, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Os seminários serão organizados pelos professores de ética da Escola Politécnica, Mário Petzhold e Orlando Cosenza.

 


 

II Encontro de Sabores e Saberes

Até dia 30 de setembro estão abertas as inscrições dos trabalhos científicos no II Encontro de Sabores e Saberes da UFRJ. As atividades desse ano acontecerão nos dias 21 e 22 de outubro, de 9h às 17h, no pátio do Restaurante Universitário Edson Luis de Lima Souto, na Cidade Universitária.
O evento comemora o Dia Mundial da Alimentação, através da parceria entre o Restaurante Universitário Edson Luis de Lima, a Agência da UFRJ de Inovação e o Instituto de Nutrição Josué de Castro. O objetivo é promover o encontro de experiências e de sabores tradicionais e científicos, em torno da alimentação nas perspectivas culturais, ambientais, sociais e de saúde.


Para o Encontro, estão previstas oficinas; mesa redonda; avaliação e orientação nutricional dos participantes; testes sensoriais de alimentos funcionais; a feira agroecológica da UFRJ; lançamento de livro e atividades culturais.

 


 

UFRJ sedia o I Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis

A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da UFRJ sedia o I Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis – AdCont 2010, de 27 a 29 de setembro, no campus da Praia Vermelha.  O encontro tem o objetivo de propiciar aos alunos, acadêmicos e profissionais um espaço para a discussão de temas relacionados à área.


Mais informações acerca das inscrições e programação podem ser obtidas no site do evento.

 


 

"Filosofia para todos" debate a obra de Blaise Pascal

A próxima aula do curso Filosofia para todos terá como tema Blaise Pascal: Razão e Emoção e acontece no dia 30 de setembro, às 18h30, na Sala de Vídeo da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. Oferecido gratuitamente desde março de 2010, o curso é realizado pelo Laboratório do Imaginário Social e Educação (Lise), vinculado à FE-UFRJ, e ministrado pelo professor Reuber Gerbassi Scofano.  As aulas oferecem uma introdução aos grandes temas e autores da Filosofia, através de um diálogo com o cinema e a música.


A FE-UFRJ está localizada no campus da UFRJ na Praia Vermelha, que fica na  Avenida Pasteur, 250, Urca.

Para o Encontro, estão previstas oficinas; mesa redonda; avaliação e orientação nutricional dos participantes; testes sensoriais de alimentos funcionais; a feira agroecológica da UFRJ; lançamento de livro e atividades culturais.

 


 

Divisão de Enfermagem do HUCFF promove seminário

Nos dias 23 e 24 de setembro, ocorre no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) o IV Seminário de Pesquisa da Divisão de Enfermagem. O evento, promovido pela Divisão de Enfermagem (DEN) e pelo Serviço de Desenvolvimento (SERDES) do hospital, terá a premiação dos trabalhos da Semana de Enfermagem 2010 – 10ª Mostra Científica e Cultural da Divisão de Enfermagem/HUCFF/UFRJ e a apresentação de trabalhos sobre o tema “Treinamento em Serviço para Graduandos e Enfermeiros no HUCFF”.


O IV Seminário de Pesquisa será realizado no Auditório Alice Rosa, 12º andar do prédio do HUCFF, localizado na Avenida Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº255, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ. Mais informações você encontra através do telefone (21) 2562-2543.