De Olho na Mídia

Brasil, o país das redes sociais

 

Daniel Barros

Ilustração: João Resende

Dos internautas brasileiros, 86% usam redes sociais, de acordo com o Instituto Ibope Nielsen. No entanto, o motivo pelo qual Orkut, Twitter e Facebook fazem tanto sucesso no Brasil é um mistério. Para Cristina Rego Monteiro, professora de jornalismo em mídias sociais da Escola de Comunicação da UFRJ, esse jeito de o brasileiro de se revelar com facilidade tem origem na forma fortemente mestiça e emocional que temos de nos relacionar uns com os outros. “A sociedade brasileira faz um caldeirão que já imprimiu uma facilitação no sistema de trocas”, explica Cristina.
O Orkut é o que mais faz sucesso no Brasil. São 27 milhões de usuários, o que equivale a mais de 50% do total mundial. Oito em cada dez páginas acessadas no Orkut têm origem aqui. Cristina Rego Monteiro explica que a preferência nacional por esse site de relacionamentos se dá por ele ser mais simples que seu principal concorrente, o Facebook.  Ela lembra que muitos dos usuários brasileiros dependem de lan houses, onde o tempo de acesso é cobrado. Assim sendo, plataformas mais simples fazem mais sentido. Contudo, o Facebook vem crescendo exponencialmente no Brasil. Em um ano, o número de usuários brasileiros nesse site de relacionamento subiu de 1,3 para 6 milhões. Na Índia, um dos últimos redutos do Orkut no mundo, o Facebook já é a rede social número um.

O Twitter é outro fenômeno. É muito comum abrir a página inicial da rede social e notar que a lista de assuntos mais comentados nos tweets, o famoso trending topics, está cheio de nomes e expressões tipicamente brasileiras. Na Copa do Mundo, “cala a boca Galvão” estava sempre lá. Os nomes dos candidatos também têm aparecido bastante nesta época de eleições. Domingo à noite, predominam expressões referentes ao placar dos jogos de futebol do campeonato brasileiro. De acordo com a empresa de pesquisa comScore, cerca de 20% dos internautas brasileiros estão no Twitter. No entanto, se o Facebook é claramente uma ameaça ao Orkut, o Twitter não é.

Cristina diz que o Twitter é uma rede social diferente das outras duas. Se no Orkut e no Facebook é possível interagir preenchendo um formulário com suas informações, participando de comunidades e postando fotos e vídeos, no Twitter a comunicação é menos sofisticada. Basta escrever um texto com, no máximo, 140 caracteres. Além disso, é válido lembrar que o Twitter avança sobre o acesso a internet nos telefones celulares, tecnologia que, por ser precária, exige uma estrutura simples.