Entrelinhas

Filosofia e Arte

Luciana Cortes

Seriam as artes uma manifestação pura de conhecimento ou apenas uma ilusão que afasta os homens do real? Ao longo dos anos, a filosofia estuda e pensa o que é o conhecimento verdadeiro e suas diversas aplicações. Inevitavelmente acabam por pensar e escrever sobre as expressões artísticas. Motivado por essa interessante relação, o professor Rafael Haddock-Lobo idealizou e produziu, em parceria de outros especialistas, o livro Os filósofos e a arte.

A obra está sendo lançada pela editora Rocco e é resultado da reunião de artigos que abordam a relação entre filosofia e artes, de acordo com o pensamento de 15 filósofos. O livro contém pouco mais de 300 páginas e será lançado dia 6 de maio na Livraria da Travessa (Rua do Ouvidor, 17, Centro – Rio de Janeiro).

Olhar Virtual: Como surgiu a ideia de escrever o livro Os filósofos e a arte?

Rafael Haddock-Lobo: A ideia é contar a história da filosofia através da relação dos filósofos com as artes. Arte sempre foi um tema recorrente na filosofia e, por isso, eu pensei em reunir artigos com as ideias principais desses 15 filósofos (Aristóteles, Hegel, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger, Walter Benjamin, Marcuse, Adorno, Levinas, Merleau-Ponty, Deleuze, Foucault e Derrida) num livro. Procurei a editora Rocco, que aprovou a ideia e, a partir desse momento, convidei alguns autores renomados no meio acadêmico e que tivessem a capacidade de escrever e se comunicar para uma gama mais ampla de público e não apenas estudiosos de filosofia.

Olhar Virtual: Como o conteúdo do livro foi escrito e organizado?

Rafael Haddock-Lobo: Os artigos são inéditos. Há uma prévia apresentação do pensamento de cada filósofo, depois eles são apresentados fazendo-se um paralelo às artes e, por fim, é dado um exemplo de como as ideias deles se aplicavam. A organização dos filósofos (na obra) se encontra em ordem cronológica, de acordo com os nascimentos.

Olhar Virtual: Como foi feita a seleção dos filósofos?

Rafael Haddock-Lobo: A escolha recaiu conforme o envolvimento do filósofo com as artes e com a importância para o desenvolvimento de ambas. Mas isso não impediu que filósofos como Marcuse, por exemplo, que são menos ligados à estética e menos conhecidos do público em geral entrassem na seleção.

Olhar Virtual: Que relações a filosofia tem com as manifestações artísticas?

Rafael Haddock-Lobo: Todos os 15 filósofos apresentados no livro escreveram sobre diversos aspectos das artes, seja para refutá-las ou para incentivá-las. Apesar de alguns terem posturas e visões completamente diferentes, de uma maneira ou de outra, todos ao pensar a sociedade, acabaram esbarrando na arte.