Agenda

 

XIV Encontro de Enfermagem

Até o dia 6 de maio, de 8h às 17 horas, a Escola de Enfermagem Anna Nery realiza o XIV Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do Trabalhador e o I Encontro Internacional de Enfermagem e Saúde do Trabalhador, eventos promovidos pelo Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador, subordinado ao Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola.

O tema central dos eventos será “Assédio Moral no Trabalho” e, para contribuir com o debate, haverá a participação de conferencistas de Cuba, do Canadá, de São Paulo e Porto Alegre. Haverá ainda uma sessão de apresentação de trabalhos nas modalidades pôster e oral, que concorrem ao Prêmio Maria Yvone Chaves Mauro, oferecido pelo Núcleo.

Os eventos acontecem no prédio central dos Correios, Rua Afonso Cavalcanti, 58, 5° andar, Cidade Nova. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

 


VI Jornada de Nutrição

A VI Jornada de Nutrição traz à discussão a utilização de plantas medicinais na prática clínica. O evento é organizado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ e acontecerá no dia 7 de maio a partir das 8h, no auditório Quinhentão, localizado no Bloco K do Centro de Ciências da Saúde. O endereço é Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. Informações sobre inscrição e apresentação de trabalhos, além da programação completa, estão disponíveis em www.nutricao.ufrj.br.


 

Seminário Avançado de Redes em Jornalismo de Políticas Públicas Sociais

O objetivo do evento é aprofundar de maneira transdisciplinar o desempenho de Redes, no campo da Comunicação e das Políticas Públicas Sociais. Haverá apresentação, experimentação e capacitação em metodologias avançadas de formação de redes aplicadas em casos concretos e voltadas para áreas de liderança. O evento acontece das 9h às 14h no CEU (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo). A realização é da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ). Informações: professor Evandro Ouriques – evouriques@terra.com.br .


 

Música no Fórum

Nas segundas-feiras de maio, às 19h, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebe o “Música no Fórum”, projeto que leva até a universidade concertos musicais. No dia 10, obras de Schumann, Villa-Lobos, Ernest Mahle apresentadas pelo Duo Barrenechea, formado por Sérgio e Lúcia Barrenechea, respectivamente na flauta e piano. No dia 17 de maio, o Duo Kuplais/Matsumura apresenta obras de Beethoven, Leos Janacek e Frederi Chopin. O grupo é formado por Marcis Kuplais no violoncelo e Akane Matsumura no piano. O Fórum de Ciência e Cultura localiza-se no Palácio Universitário da Praia Vermelha, Av Pasteur, 250,  2º andar. Outras informações no site www.forum.ufrj.br.


 

Cena de Cinema do Fórum de Ciência e Cultura (FCC)

O projeto Cena de Cinema do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ apresenta o filme Filmefobia, de Kiko Goifman, no dia 11 de maio. Após a exibição, haverá um debate com o diretor e com Jean-Claude Bernardet, crítico de cinema e protagonista do filme. O evento será realizado no Salão Moniz de Aragão, às 19h.

Filmefobia é a obra de estréia de Goifman na ficção, que antes era diretor de documentários. A trama trata do uso da imagem e da busca pela verdade no cinema. O documentarista Jean-Claude, interpretado por Bernardet, acredita que "a única imagem verdadeira é a de um fóbico diante de sua fobia". E parte atrás dela. Jean-Claude trata os fóbicos de modo que não possam desviar nem o corpo, nem o olhar da visão que os apavora (cobras, pombos, anões, ratos, palhaços, seringas, altura, sexo etc.). O FCC fica no campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250).
 


 

Jornada de Iniciação Científica 2010

Estão abertas as inscrições para a XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC), que tem como objetivo oferecer um espaço de exposição e troca de experiências para os alunos da UFRJ.

A JIC é aberta aos alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa na universidade e é obrigatória para alunos bolsistas Pibic-UFRJ e bolsistas Pibic-CNPq.

O evento é de grande importância dentro do calendário acadêmico da UFRJ e vem conquistando, cada vez mais, a adesão do corpo discente, haja vista que nos últimos anos foram apresentados mais de 3 mil trabalhos por edição da exposição.

O período de inscrições para a jornada vai até o dia 18 de maio e deve ser feita através do EspaçoSigma. Os organizadores pedem para não deixar para última hora a fim de evitar congestionamento no servidor. Para mais informações ver o edital:  www.pr2.ufrj.br


 


 

Conferência debate ciência, tecnologia e inovação no Brasil

Entre os dias 26 e 28 de maio, será realizada a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O evento visa a elaborar diretrizes para a consolidação de uma Política Nacional sobre a área, promovendo a efetiva cooperação entre os âmbitos federal, estadual e municipal. A conferência é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Na edição deste ano, os eixos temáticos serão: Sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação; Inovação na sociedade e nas empresas; Pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas; Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.  Outras informações e inscrição no site http://www.cgee.org.br/cncti4/. O evento acontece no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel e no Golden Tulip Brasília Alvorada, na capital federal, localizado no SHTN trecho 1, conjunto 1B, Blocos A, B e C, Brasília-DF.


 


 

Concurso premia vencedores com visita a Natal

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica 2010 irá recompensar os vencedores com passagem e hospedagem para participar da Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 25 e 30 de julho, em Natal, no Rio Grande do Norte. As inscrições vão até o dia 14 de maio e os trabalhos devem ser enviados para o CNPq (Serviço de Prêmios, SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília – DF, CEP 70740-901).

O concurso é uma realização do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é destinado a pesquisadores e escritores que contribuem para tornar a ciência e a tecnologia mais conhecidas do público. O nome é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade.  Este ano o prêmio será concedido na categoria Divulgação Científica e Tecnológica. Outras informações no site http://www.cnpq.br/premios/2010/pjr/index.htm ou no e-mail prêmios@cnpq.br.


 


 

Prêmio Ser Humano aberto aos estudantes

Promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), a 30ª edição do Prêmio Ser Humano inclui pela primeira vez a categoria “Trabalhos Acadêmicos”. O Prêmio Ser Humano avalia práticas de sucesso que tenham ocorrido em processos de gestão de pessoas e que tenham obtido êxito, com resultados quantitativos e qualitativos.  Alunos de graduação de qualquer área e de pós-graduação, que estejam preparando o trabalho de conclusão de curso, e também os estudantes de  mestrado, doutorado e pós-doutorado podem participar. Os professores-orientadores também serão reconhecidos nessa nova categoria de Trabalhos Acadêmicos, caso o trabalho seja vencedor. Os candidatos interessados devem acessar o site www.abrhrj.org.br, ler o regulamento e efetivar a inscrição até o dia 31 de agosto.