Agenda

24/03/2010

“Memória Seletiva: Objetos Descartados em Nova Função” em exposição no EBA 7

O espaço EBA 7 iniciou as atividades de 2010 com a exposição “Memória Seletiva: Objetos Descartados em Nova Função”, do artista plástico Leonardo Leoni. A mostra pode ser vista entre até 26 de março, das 9 às 17 horas.

A arte produzida por Leoni, recém-formado pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, apropria-se de materiais encontrados no lixo. Ele adapta técnicas de pintura a novos suportes como telhas e tijolos. Com a exposição, o artista pretende apontar uma nova relação entre objeto e matéria, mostrando que o lixo pode virar arte.

O espaço fica na Avenida Pedro Calmon, 550, Edifício da Reitoria, 7º andar. A entrada é franca.


25/03/2010

ECO realiza aula inaugural da Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação (ECO-UFRJ) realiza aula inaugural na próxima quarta (24/03), às 14h. O evento, que acontece no Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), terá a participação do professor Alex Primo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O tema será "Celebridades e Narcisismo em Redes Sociais na Internet".


26/03/2010

Debate sobre políticas públicas reúne pesquisadores do Brasil e da França

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ organiza, nos dias 25 e 26 de março, o “Encontro Brasil/França — Políticas públicas, redes e territórios”. O seminário, que acontece a partir das 9h, na sala 543, do prédio da Reitoria, tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias entre pesquisadores brasileiros e franceses acerca das transformações do território e dos paradigmas de análise que sustentam as políticas públicas. A programação envolve palestras com professores de diferentes universidades brasileiras e docentes e pesquisadores da França. Mais informações pelo telefone 2598-1931. 


Aquecimento Global em debate no Museu Nacional

O Museu Nacional da UFRJ realiza a Conferência “Aquecimento Global?” na próxima sexta-feira (26/3), às 14h30. Durante o encontro, haverá o lançamento do livro homônimo, de autoria de Shigenori Maruyama, que questiona os informes alarmistas sobre o futuro do clima na Terra. O evento marca também as comemorações pelos dez anos de criação do Curso de Especialização em Geologia do Quaternário, do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional.

A conferência contará com a participação do Dr. Kenitiro Suguio, professor emérito pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e tradutor da publicação.

O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, s/n. São Cristóvão. Outras informações pelo telefone 2562-6974 e pelo site www.museunacional.ufrj.br.


Fórum de Ciência e Cultura sedia palestra sobre ioga

O encontro “Ser é Inter-Ser” traz, ao Fórum de Ciência e Cultura (FCC), o terapeuta Francisco Barreto, iniciado em ioga indiana e fundador da instituição sem fins lucrativos, “Grande Síntese – Instituto Cultural para o Florescimento do Homem”. Com o objetivo de promover o autoconhecimento e a reaproximação do homem com o ambiente, o evento contará com atividades de meditação e exercícios para corpo e mente. O encontro acontece na sexta-feira (26/3), às 18h30, no Salão Dourado, e no sábado (27/3), às 9h, nos salões Dourado e Vermelho.

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ localiza-se na Avenida Pasteur, 250, 2º andar, Urca – RJ.


Casa da Ciência abriga exposição sobre energia nuclear

A Casa da Ciência da UFRJ exibe a exposição Energia Nuclear no período de 26 de março a 27 de junho. O propósito da mostra é esclarecer dúvidas e discutir o uso e as implicações desse modelo energético. Na programação estão previstas oficinas, vídeos, palestras, depoimentos, cursos para professores, entre outros atrativos gratuitos. 
O espaço está localizado na Rua Lauro Müller, n° 3, em Botafogo, e está aberto das 9h às 20h, de terça a sexta, e das 10h às 20h, aos sábados, domingos e feriados.

O agendamento de escolas e grupos para visitação deve ser feito antecipadamente. Mais informações pelos telefones (21) 2598-3051 e (21) 2542-7494.


Instituto de Psiquiatria debate “Aspectos Neuropsiquiátricos dos Tumores Cerebrais”

No próximo dia 26, o Instituto de Psiquiatria da UFRJ promove mais uma sessão do Centro de Estudos, com o tema “Aspectos Neuropsiquiátricos dos Tumores Cerebrais”. O palestrante convidado é Max Carvalho, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O evento acontece no Auditório Leme Lopes às 10h30. O Ipub está localizado na Rua Venceslau Brás, 71, Fundos, no campus da Praia Vermelha, Urca. 



29/03/2010

Instituto de Economia recebe calouros

No dia 29 de março, o Instituto de Economia (IE-UFRJ) realiza a recepção aos calouros do instituto com uma palestra de apresentação e boas-vindas ministrada pelos professores João Saboia e Maria Silvia Possas. Os alunos poderão conhecer melhor o curso de graduação. A recepção ocorre a partir das 10h30, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ).

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ localiza-se na Avenida Pasteur, 250, 2º  andar, Urca – RJ. 


30/03/2010

Novos cursos de Graduação

Será  realizado no dia 30 de março o evento “UFRJ e os novos cursos de graduação”, no Salão Nobre do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ), na Ilha da Cidade Universitária. A palestra visa discutir as temáticas e os objetivos dos cursos Bioética, Saúde Coletiva e Defesa e Gestão Estratégica do Estado.

O Salão Nobre do Iesc fica na Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária.  Outras informações pelos telefones 2598-9331 ou 2598-9271.