Agenda

Lei e cinema na Casa da Ciência

O Cineclube Ciência em Foco, da Casa da Ciência da UFRJ, exibe o filme O processo, de Orson Welles, no dia 6 de Março, às 16h. Após a sessão, Charles Feitosa, professor de Filosofia da Arte da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), debaterá questões relativas ao filme.

O processo é uma adaptação para o cinema do livro homônimo de Franz Kafka. A história trata da relação do homem com a lei a partir da situação do personagem principal, que é preso sem justificativa. Charles Feitosa pretende debater em que medida nosso olhar sobre o mundo se condiciona por um livro ou por um filme, o que é adaptar em cinema e as novas relações entre texto e imagens.
O professor Charles Feitosa é Doutor em filosofia pela Universidade de Freibug, na Alemanha, e é autor do livro Explicando a filosofia com a arte.
A entrada é franca e a Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3. Para mais informações, o telefone de contato é (21) 2542-7494.


Pré-congresso discute prática de psicólogos em empresas

“Psicologia e gestão de pessoas: que práticas queremos afirmar?” é um evento organizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP/RJ), e que tem como objetivo discutir o trabalho de psicólogos em empresas, sobretudo na área de recursos humanos. O encontro acontece nesta sexta, 5 de março, a partir das 16 horas, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
Esse evento é um dos onze pré-congressos realizados pelo CRP/RJ com o intuito de elaborar as diretrizes a serem discutidas nos congressos regional (maio) e nacional (junho). Além disso, quem participar também pode votar teses, candidatar-se e eleger-se delegado para o Congresso Regional de Psicologia (Corep).

As discussões do encontro serão em torno da premissa de que o psicólogo de recursos humanos é um profissional de saúde e da relação trabalho-saúde encontrada no setor de RH. Também serão abordadas questões como a produção de subjetividade no ambiente de trabalho e a politização do adoecimento como um elemento coletivo e não individual.

Terapia de resgate em HIV

Acontece às 11h, desta quarta, (03/03), mais uma sessão do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Estevão Portela, infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ministra a palestra “Terapia de Resgate em HIV”.

O evento, voltado para a comunidade do HUCFF, ocorre na sala 5C03, localizada no 5º andar do Hospital Universitário, na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2526.