Agenda

Escola de Música abre concurso de Canto Lírico/Ópera

Estão abertas, até o dia 5 de março, as inscrições para o Concurso Nacional de Canto Lírico/ Ópera 2010 da Escola de Música (EM/ UFRJ). O concurso distribuirá prêmios em dinheiro e na forma de concertos nas temporadas artísticas das principais salas e orquestras sinfônicas do Rio de Janeiro. Poderão participar cantores entre 18 e 35 anos, brasileiros ou naturalizados.

A ficha de inscrição e o regulamento completo do concurso podem ser acessados através do endereço eletrônico: http://www.musica.ufrj.br. Outras informações através do telefone (21) 2262-8742 ou do e-mail artistico@musica.ufrj.br.

A Escola de Música fica na Rua do Passeio, 98, Lapa.

A percepção sobre a loucura em exposição fotográfica

“O que se vê, o que é visto: uma experiência transcinemas” é a exposição fotográfica apresentada pelos professores Katia Maciel e Antônio Fatorelli, da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). A exposição ficará até o dia 28 de fevereiro no Espaço Oi Futuro de Ipanema.

Sob a curadoria de Alberto Saraiva, as séries “Desvarios”, de Kátia Maciel, e “Reversos”, de Antônio Fatorelli, propõem variantes contemporâneas de percepção e sentido inspiradas nas sensações de loucura descritas por Lima Barreto, em seu livro Diário do Hospício.

O Espaço Oi Futuro Ipanema fica na Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema. Outras informações pelo telefone (21) 3201-3000.


Casa da Ciência exibe Jogo de Cena

A temporada 2010 do cineclube da Casa da Ciência, “Ciência em Foco”,  será aberta com o documentário Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho. A exibição acontece  no dia 6 de fevereiro e conta  com a participação de Ilana Feldman, cineasta e doutoranda em Ciências da Comunicação pela USP, que ministrará a palestra “Da confissão à autoficção”. Na ocasião, também será lançado o blog do cineclube.

O cineclube  ocorre todo primeiro sábado do mês, às 16h. A exibição do filme é  seguida de debates com professores e pesquisadores. A  entrada é gratuita. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo.

Darwin Now no mundo chega ao Brasil

A Casa da Ciência realizará a palestra Darwin Now no mundo, com Fern Elsdon-Baker,  membro do British Council de Manchester e líder pelo projeto Darwin Now. O encontro acontece dia 25 de janeiro, às 14h. A cientista ambiental Fern Elsdon-Baker discutirá o impacto das ideias de Charles Darwin na atualidade.

Durante o encontro, estarão reunidos representantes dos municípios integrantes do projeto Caminhos de Darwin, fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Casa da Ciência da UFRJ e o Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro, criada em 2008 para comemorar os 150 anos da Teoria da Evolução das Espécies.

O evento também é aberto a professores, pesquisadores, estudantes e quaisquer outras pessoas que tenham interesse no trabalho do cientista. As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo e-mail claudia@casadaciencia.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2542-7494. Serão fornecidos certificados aos participantes. Haverá tradução simultânea.

A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo.