Tome Nota

Projeto de pesquisa seleciona pacientes com diabetes mellitus



Vanessa Sol

O Instituto de Nutrição Josué de Castro, da UFRJ, está selecionando portadores de diabetes mellitus tipo 1, de ambos os sexos, entre 12 e 40 anos, para participar como voluntários de projeto de pesquisa que pretende averiguar a influência do consumo de sacarose  nos metabolismos lipídico e glicídico do paciente. O diabetes mellitus tipo 1, antigamente conhecido como “diabetes insulino-dependente”, em geral, acomete pessoas com menos de 20 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade. Os fatores que provocam o diabetes tipo 1 ainda não são conhecidos, mas tudo indica que a doença está ligada a fatores genéticos. 

De acordo a International Diabetes Federation (IDF), a estimativa é de que mais de 270 milhões de pessoas no mundo apresentem algum tipo de diabetes. No entanto, o tipo 1 é relativamente incomum, representando 10% dos casos. 

Para participar da pesquisa, que terá duração de três meses, os interessados devem ser pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho  e não podem apresentar complicações crônicas típicas da doença, como nefropatia diabética, que pode afetar o bom funcionamento dos rins, acidentes vasculares cerebrais, retinopatia diabética e lesões que aparecem na retina podendo causar a perda da acuidade visual. Os selecionados receberão uma dieta balanceada e serão submetidos a exames regulares para aferição do nível de glicose no sangue.  

Os interessados devem entrar em contato com a doutora Débora Lopes Souto pelos telefones 2260-4139 ou 9142-3642.