Agenda

Seminário Internacional de arquitetura no Fórum


O “Seminário Internacional Ordem, Desordem, Ordenamento: Arquitetura, Espacialidade, Paisagem – 1807-2009”, iniciado na última segunda-feira, acontece até esta quarta, dia 16, no Salão Moniz de Aragão, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O evento, que vai das 9h às 21h30, é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura da FAU-UFRJ, dando continuidade aos Colóquios Internacionais realizados em 2007 e  2008.

Refletir sobre as relações e inter-relações da qualidade, da paisagem, do ambiente, da história e crítica arquitetônica do projeto e produção do patrimônio, favorecendo a interdisciplinaridade da produção científica de pesquisadores, docentes e discentes de programas de pós-graduação e entidades afins é a proposta dos Colóquios Internacionais. O evento envolverá áreas que tratam da organização e das formas do espaço, e assegurará a análise ampla de conceitos, métodos, técnicas e fatos decorrentes de momentos históricos marcantes para o desenvolvimento e que vêm se refletindo no Brasil e nos demais países de língua portuguesa e espanhola.

O Salão Moniz de Aragão fica no campus da Praia Vermelha, na avenida Pasteur, 250.


Jorge Mautner faz show na UFRJ


O cantor e compositor carioca Jorge Mautner se apresenta no Teatro de Arena, no Instituto de Economia da UFRJ, nesta terça, dia 15. O espetáculo visa à divulgação da próxima edição da revista Versus, uma publicação do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, que terá o cantor como um dos entrevistados. A revista, com as versões impressa e online, reúne o pensamento crítico das diversas áreas do conhecimento voltadas para os problemas sociais, econômicos, políticos e culturais da sociedade contemporânea.

No show, que acontece a partir das 17h, Mautner estará acompanhado de Nelson Jacobina, instrumentista, arranjador e compositor. O Teatro de Arena fica no campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250). A entrada é gratuita. Para conhecer o site da Revista, clique aqui.


Último seminário didático do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais


A última edição de 2009 do Programa de Seminários Didáticos do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ acontece na próxima segunda-feira (21/12), às 15h. Julio César Ferreira Barcellos, com mestrado em Química de Produtos Naturais no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da universidade, realiza o seminário “Adição Conjugada de Nucleófilos Nitrogenados”.

A apresentação é voltada para a comunidade acadêmica. O evento acontece no auditório Paulo da Silva Lacaz, subsolo do bloco H do Centro de Ciências da Saúde, localizado na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.


Palestra sobre livro de Giorgio Agamben encerra atividades do Fórum


A última reunião de 2009 dos pesquisadores do pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ (Pacc/UFRJ), na quinta, dia 17, terá como tema o livro Profanações, de Giorgio Agamben. Quem ministrará a aula será a professora Beatriz Resende, pesquisadora permanente do Pacc/UFRJ e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Fórum/UFRJ). O encontro ocupará o Salão Moniz de Aragão do Fórum/UFRJ, a partir das 11 horas, e todos estão convidados.

Profanações é resultado da união de dez ensaios curtos de Agamben sobre temas de estética, literatura e filosofia, como pornografia, paródia, desejo, magia, natureza do autor, fotografia, entre outros.

Giorgio Agamben nasceu em Roma, em 1942. É professor da Facolta di Design e arti della IUAV(Veneza), onde ensina Estética, e do College International de Philosophie de Paris. Formado em Direito, foi professor da Universitá di Macerata, Universitá di Verona e da New York University. Sua produção centra-se nas relações entre filosofia, literatura, poesia e, fundamentalmente, política.