Plano Diretor

Comissão dá parecer favorável ao Plano Diretor

Bruno Franco - Jornal da UFRJ

A sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada nesta quinta, dia 29, para a apreciação do texto final do Plano Diretor UFRJ 2020, foi interrompida por uma manifestação de um grupo de estudantes contrários à proposta, liderados por dirigentes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Mário Prata. O grupo irrompeu pelo Salão do Consuni, às 11h30, logo após o professor Alcino Câmara, membro da Comissão de Desenvolvimento do Consuni, ter lido o parecer favorável à aprovação da versão final do Plano Diretor. Com palavras de ordem contrárias ao Governo Federal e à Reitoria, a manifestação estudantil impossibilitou o debate e a votação da proposta, que deve acontecer em sessão extraordinária, com data a ser definida pelo reitor Aloisio Teixeira.

Antes que o parecer da Comissão fosse apresentado, o conselheiro Carlos Vainer, membro do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD), exibiu o documento do Plano ao Conselho, destacando aspectos que foram agregados ao texto, ao longo dos seis últimos meses, desde que a primeira versão foi apreciada no Consuni. Vainer enfatizou que o Plano Diretor (PD) continua uma trajetória de debates acerca dos rumos da universidade e de sua reestruturação em função de objetivos definidos internamente, como a expansão de vagas, qualidade do ensino e dupla integração – com a cidade e as diversas partes da universidade entre si –, iniciada com a discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em 2006, e do Plano de Reestruturação e Expansão (PRE), em 2007. O conselheiro destacou o caráter democrático do processo de discussão do PD, com a realização de cinco conselhos participativos, a presença de instituições variadas da sociedade civil e de cinco oficinas temáticas que trouxeram numerosas contribuições, que foram incorporadas ao Plano pelo CTPD.

Dentre as novidades incluídas no PD UFRJ 2020, Vainer destacou a integração urbanístico-ambiental, a incorporação da ideia de cidadania – incluindo a proposta de criação de uma Escola Superior de Cidadania –, o estímulo à inovação e experimentação, a integração da malha de transportes com os aeroportos Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont, bem como ao sistema metroferroviário. Vainer tranquilizou a Associação de Moradores da Vila Residencial, assegurando que suas demandas foram integralmente contempladas no PD.

O parecer da Comissão elogiou o trabalho do CTPD, afirmando que a proposta responde à questão da organização do espaço físico sem desconsiderar a integração acadêmica.  O parecer confirmou que as diretrizes e metas propostas pelo Plano são factíveis com o tempo proposto para atingi-las e que, portanto, o Plano Diretor deve ser aprovado.