Agenda

Pacientes do IPUB expõem trabalhos


O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) realiza a exposição “A Arte e a Terapêutica – Pontos de encontro no Instituto de Psiquiatria da UFRJ”, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Tereza. O Atelier da Vida, espaço dentro do instituto onde se utiliza a arte como tratamento, mostrará os trabalhos feitos pelos pacientes, além da produção de artistas plásticos adeptos da terapia.

A abertura do evento será no dia 4 de novembro, às 19h, e contará com a palestra “Arte e psiquiatria: fazendo um paralelo com a obra de Francis Bacon”, ministrada pela doutora Rosa Alba Sarno, psicanalista do IPUB, e pelo doutor  Lula Vanderley, psiquiatra e artista plástico. A mediação será feita pela professora Maria Tavares Cavalcanti.

A exposição fica aberta até o dia 1º de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 17h.


Semana da FAU


Até o dia 6 de novembro, acontece a Semana da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ), no Auditório Archimedes Memória. O evento tem o objetivo de reunir a comunidade acadêmica em torno de temas da Arquitetura e Urbanismo por meio de palestras e debates. Na edição deste ano, o principal tema é habitação social, e dentre os focos das discussões estarão a trajetória histórica da luta pelo direito à habitação, a situação atual da habitação de interesse social e suas perspectivas de transformação.

Cristóvão Duarte, diretor- adjunto de Extensão da FAU, comentou que o evento é o mais importante do calendário da unidade, aberto para toda a comunidade acadêmica da UFRJ, e que neste ano terá convidados especialistas na área de Habitação Social, como, por exemplo, lideranças de movimentos em favor do direito à moradia. Outras informações e programação podem ser obtidas no site da FAU.

O auditório Arquimedes Memória está localizado no Prédio da FAU/Reitoria, na av. Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária.


IV Encontro de ONGs e VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário




A Comissão de Direitos do Paciente do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho promove entre os dias 4 e 6 de novembro o “IV Encontro de ONGs” e o “VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho”. Os eventos acontecem no Hospital Universitário e têm por tema “Da Formação ao Atendimento – Espaços de Participação do Usuário”.

No dia 4, às 10h, exposições, orientações e outras atividades serão realizadas durante o “IV Encontro de ONGs”, na entrada da Triagem. Nos dias 5 e 6 ocorre o “VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho”, que conta com palestras e mesas de discussão realizadas no auditório Alice Rosa, localizado no 12º andar do HUCFF.

O Hospital Universitário está localizado na rua Rodolpho Paulo Rocco, 255, na Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (21) 2562-2188 e e-mail cdp@hucff.ufrj.br.


Casa da Ciência exibe Clube da Luta


A Casa da Ciência abre suas portas no sábado (07/11) para uma sessão de cinema totalmente gratuita. Após a exibição do filme O clube da luta , de David Fincher, terá início o debate “Um só rebanho e nenhum pastor”, com o filósofo e professor da UFRJ Renato Nogueira Junior.

O evento faz parte de uma das edições do cineclube Ciência em Foco e sua proposta é promover um debate interdisciplinar através do entretenimento proporcionado pelo cinema.

Entre 2004 e 2006, o evento foi realizado no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e inspirou o lançamento do livro Ciência em Foco: o olhar pelo cinema de Gabriel Cid de Garcia e Carlos Coimbra .  

A Casa da Ciência fica na rua Lauro Müller, nº 3, Botafogo. Para saber mais, acesse o site da Casa da Ciência (http://www.casadaciencia.ufrj.br/) ou siga-os no twitter (http://twitter.com/casadaciencia).


Desafios do envelhecimento no mundo pós-moderno


Na quinta, dia 5, às 11h, Roberto Lourenço, professor-adjunto da disciplina de geriatria do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ministra a palestra “Desafios do envelhecimento no mundo pós-moderno”. O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), que busca discutir aspectos psicológicos, médicos ou sociais do desenvolvimento humano.

A apresentação, aberta ao público, ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, localizado na r ua Bruno Lobo, 50, Cidade Universitária.