Agenda

Exposição e Seminário no FCC


A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC–UFRJ) e o Fórum de Ciência e Cultura (FCC–UFRJ) realizam, nos dias 27 e 28 de outubro, o Seminário Vulnerabilidade, no qual serão debatidos os planejamentos estratégicos dos governos e de empresas que possuem focos em questões como responsabilidade socioambiental. O evento acontece, das 9h às 18h, no Salão Pedro Calmon.

No evento, os apreciadores de arte egípcia poderão conferir a exposição O Esplendor da 18ª Dinastia, que acontece de 26 a 29 de outubro, das 9 às 20 horas. Haverá ainda a palestra com a filósofa e egiptóloga Marisa Castello Branco, Tutankhamon e seu Fabuloso Tesouro, no dia 29 de outubro, às 19h. Ambas acontecem no Salão Moniz de Aragão. A entrada é franca.

O FCC fica na avenida Pasteur, 250 – Urca, campus da Praia Vermelha.


Lançamento do Dicionário de Poética


O Núcleo Interdisciplinar de Poética da Faculdade de Letras (FL–UFRJ) lança, na próxima quinta-feira, 29 de outubro, o Dicionário de Poética e Pensamento, obra digital interdisciplinar, voltada à área de Ciências Humanas. A publicação se distingue das demais por lançar verbetes-questões, e não apenas definições conceituais ou levantamento de significados semânticos.

Durante o lançamento haverá a palestra O que é o Dicionário de Poética e Pensamento?, ministrada pelo professor Manuel Antônio de Castro, idealizador do projeto. Haverá ainda uma apresentação sobre como usar o dicionário, além da mesa-redonda Educação e Tecnologia com os professores da FL Antonio Jardim, Herli Menezes e Kátia Tavares. 

O lançamento acontece, das 9h às 12h30, no auditório G1 da Faculdade de Letras.

VIII Encontro de Pacientes do HUCFF


O Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF) realiza, entre os dias 4 e 6 de novembro, o VIII Encontro de Pacientes do HUCFF. O tema do encontro deste ano será “Da formação ao atendimento – Espaços de participação do usuário”.

No primeiro dia do evento, haverá também o “IV Encontro de Organizações Não-Governamentais (ONGs)” trazendo exposições e orientações aos pacientes. Estarão presentes ao evento a Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia do Rio de Janeiro, a Associação dos Amigos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais, o Grupo de Resgate à Autoestima e Cidadania do Obeso e os Amigos do Transplante. Serão realizadas ainda as palestras “A voz do usuário”, “Relação médico/paciente” e “Formação do profissional de Saúde e o atendimento humanizado”. No último dia, haverá a apresentação dos candidatos ao cargo de diretor do HUCFF–UFRJ.

O encontro será realizado na sede do hospital, que fica na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 225, 1º andar, Cidade Universitária.

Outras informações pelo e-mail: cdp@hucff.ufrj.br.


Livre-se! Simpósio do Livro da UFRJ


A Escola de Comunicação da UFRJ, a Faculdade de Comunicação Social da Uerj e a Biblioteca Nacional realizarão o Livre-se – Simpósio do Livro da UFRJ, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional, a partir das 9h. Os três dias de debates serão dedicados à aproximação do público com a literatura e haverá discussões literárias com escritores renomados.

O evento é uma comemoração ao Dia do Livro. O Livre-se destina-se a promover o diálogo entre a palavra escrita e a falada, a aproximação entre o livro e leitor. Para tanto, buscou para o encontro nomes como Ferreira Gullar e João Gilberto Noll, entre outros professores e profissionais de literatura e de produção editorial.

Para fazer inscrições ou obter mais informações, acesse o site do evento.