Agenda

IX Mostra de Teatro da UFRJ


A Mostra de Teatro da UFRJ já se tornou uma tradição dentro universidade e tem-se firmado no calendário cultural da cidade. A cada ano conquista mais público e a expectativa para este ano é de 3 mil espectadores. Em sua nona edição, “palavra” é o conceito da mostra, na qual o público poderá ver, gratuitamente, em 13 espetáculos diferentes, comédia, aventura, drama, romance, entre os dias 30 outubro e 13 de dezembro, na Sala Oduwaldo Vianna Filho, da Escola de Comunicação da universidade. Famosos autores, como Gogol, Molière e Lagarce, serão homenageados nas montagens.

A abertura será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, com o evento OuLiPo+OpLePo+OBLiPo – o jogo da literatura, uma realização da UFRJ em parceria com a Embaixada da França e o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, como parte do “Ano da França no Brasil”.

A Mostra de Teatro da UFRJ é realizada em parceria com professores e alunos de Cenografia e Indumentária da Escola de Belas Artes e montada a partir de peças de estudantes que estão se formando em Direção Teatral na UFRJ. Estudantes do Colégio de Aplicação também integram um dos espetáculos. Além disso, alunos de outros cursos da universidade, como os de Jornalismo, Rádio e TV e Produção Editorial, participam ativamente da produção do evento.

Quem não conseguir assistir aos espetáculos da mostra até dezembro, poderá vê-los no início de 2010 no Museu Nacional. A mostra também estará fazendo sua tradicional campanha para um Natal sem fome. Para colaborar, é só levar 1 quilo de alimento não perecível. 

A Escola de Comunicação da UFRJ fica na av. Pasteur, 250, fundos – Praia Vermelha.

Confira a programação completa no endereço eletrônico www.eco.ufrj.br.


Caminhos de Darwin na Feira das Américas


Criado em 2008 para comemorar os 150 anos da Teoria da Evolução das Espécies, Caminhos de Darwin culminou em uma expedição que, de 26 a 29 de novembro, percorreu o mesmo trajeto do naturalista pelas 12 cidades do Rio, com um grupo de cientistas, pesquisadores, jornalistas, professores, alunos e profissionais da área de popularização da ciência, para inauguração de marcos comemorativos e apresentação de esquete teatral, mostra de vídeo, exposição de rochas e minerais da região e palestra. Também foram apresentadas diversas atividades organizadas por professores, alunos, instituições locais e pelas prefeituras do Rio de Janeiro, Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Casimiro de Abreu (Barra de São João), Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito, Itaboraí e Niterói. A expedição contou com a participação de um ilustre convidado, o tataraneto do cientista, Randal Keynnes.

Em 2009, atividades educacionais e culturais envolvendo os municípios vêm sendo realizadas, dando prosseguimento às atividades do projeto. A edição deste ano estará na Feira das Américas, da Associação Brasileira de Agências de Viagens, de 21 a 23 de outubro, das 13 às 19h, no Riocentro.


Festa de reabertura do Clube dos Descobridores


O Clube dos Descobridores reabre, no dia 21 de outubro, na Casa de Ciência. Voltado para as crianças, o evento promete muitos jogos, teatro, histórias e oficinas para os pequenos. A ideia é dar suporte à criatividade e vontade de saber para que os jovens desenvolvam interesse pelas ciências.

O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Fundação Universitária José Bonifácio e do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.  As atividades têm início às 14h e acontecem na rua Lauro Muller, 3 – Botafogo.

Confira a programação através do endereço eletrônico http://semanact.mct.gov.br.


Fórum de Ciência e Cultura


O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) apresenta, nos dias 22 e 23 de outubro, a Mostra Raoul Ruiz, que parte do projeto Fórum na Tela/CineClube Praia Vermelha.  Durante a mostra serão exibidos os filmes A hipótese do quadro roubado (L’Hypothèse du Tableau Volé, 1978, 63 min), baseado na obra de Pierre Klossowki, e  KLIMT (Klimt – 2005, 97 min, cor, falado em inglês, legendas em inglês), que aborda a vida do pintor Gustav Klimt (interpretado por John Malkovich), famoso representante do movimento modernista austríaco no início do século XX.
Raoul Ruiz é reconhecido como um dos principais cineastas em atividade. Iniciou a carreira como dramaturgo no teatro de vanguarda, tendo escrito mais de cem peças. Ingressou no mundo do cinema em 1963, com o curta La Maleta. Em 1983, recebeu um prêmio especial da revista Cahiers du Cinema, que lhe dedica um número inteiro, elegendo-o como o cineasta francês mais importante desde Rohmer, Bresson e Godard. Após a exibição do filme, haverá um debate do curador da mostra, Denílson Lopes.

O Fórum apresenta, no dia 23 de outubro, o ciclo de debates  O Brasil e a Crise Internacional”, promovido pelo Instituto de Economia (IE/UFRJ).O encontro reune economistas para discutir a crise internacional e os efeitos no Brasil, das 11 às 13h, no Salão Pedro Calmon. Serão convidados professores da universidade e de outras instituições.

Já no dia 28 de outubro, o FCC apresenta o seminário Vulnerabilidade, organizado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ). No evento, serão debatidos os planejamentos estratégicos de governos e empresas com focos voltados para a responsabilidade socioambiental, questões que poderão alterar políticas, planos e programas sob as perspectivas financeira, econômica, humana, jurídica, organizacional e ecossistêmica.  O seminário acontece das 9 às 18 horas, no Salão Pedro Calmon.
O Fórum de Ciência e Cultura fica no campus da Praia Vermelha da UFRJ: avenida Pasteur, 250/2º andar.