Zoom

O surreal no alojamento

Fernanda Turino


A semana de 5 e 9 de outubro não será comum, pelo menos não no Alojamento Universitário da UFRJ. Nesses dias acontece a segunda edição da Semana Surreal com diversas atividades culturais e artísticas. 

Este ano, a Semana envolveu alunos da Escola de Belas Artes, Letras, Escola de Educação Física e Desportos e Direção Teatral, entre outros cursos. Dessa maneira o evento pretende aproximar do alojamento aqueles que não freqüentam o local. “A pretensão é que os moradores interajam entre si e também com pessoas que não moram lá. E que os visitantes também possam se aproximar do alojamento, que é um local onde moram mais de 500 estudantes de diversos cursos e muita gente não sabe nem sequer onde fica” disse Clécia Oliveira, organizadora do evento e moradora do alojamento. 

A Semana Surreal terá uma programação multicultural com apresentações de dança, peças de teatro, filmes e palestras, além de atividades surpresas. Para abrigar as diversas atividades serão utilizados diferentes espaços do alojamento, como o hall de entrada, corredores e refeitório, onde também haverá um palco. Essa visão multicultural é um dos principais pontos da Semana. “O plano é que haja misturas de atividades, de temas. Teremos, por exemplo, a apresentação de dança árabe no dia da abertura, apresentação de forró na festa de encerramento, que também terá uma banda de rock”, contou Clécia. Além disso, outro ponto importante é a difusão cultural promovida pelo evento. “Acredito que a difusão cultural deva fazer parte da universidade, pois conhecimento não adquirimos somente na sala de aula”, falou a organizadora. Para estimular a participação de artistas serão oferecidos certificados de participação e apresentação. 

Para mais informações e inscrições há o email fiocultural@gmail.com.