Agenda

Golden Boys na UFRJ


Dando continuidade ao projeto Quintas Musicais, que a cada semana tem levado à universidade artistas da música brasileira, o trio Golden Boys se apresentará no próximo dia 10, às 12h, no Roxinho.

O grupo - formado pelos irmãos Roberto, Renato e Ronaldo Corrêa - símbolo do movimento da Jovem Guarda, já se apresentou em mais de 60 países e, nesta quinta, aportará na Cidade Universitária para tocar seus maiores sucessos.

O Roxinho se localiza no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) - Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária. A entrada é franca.



Genética em debate


O pesquisador Pedro Galante foi convidado pelo Programa de Estudos Avançados da UFRJ (COPEA) para esclarecer as dúvidas sobre os novos estudos em genética, na próxima quinta-feira, dia 10 de setembro, às 17h30, no salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura.
 
O pesquisador do Ludwig Institute for Cancer Research, de São Paulo, explicará a mudança na definição do que é um gene, através de dados experimentais, computacionais e de projetos de anotação gênica, como o Encode.

O Fórum de Ciência e Cultura fica no Palácio Universitário (Av. Pasteur 250/2º andar) e a entrada no evento é gratuita.


Fórum de Liguagem acontece no dia 11


A quinta edição do Fórum de Linguagem - promovido pelo curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ em parceria com o Projeto Cultura e Saúde, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) - será realizada no salão Pedro Calmon do FCC.

O evento, que terá início às 9h, do próximo dia 11, contará com duas mesas-redondas analisando, respectivamente, os seguintes casos clínicos: A menina que, ao se encontrar no espelho, rodopiava sobre si mesma e Entre o discurso e a demanda – uma questão de linguagem.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do site http://forumdelinguagem.com.br/inscricao.html.



Música no Fórum


Os fãs da música erudita terão diversão gratuita nos dias 11 e 12 de setembro. O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ apresentará uma edição especial da série Música no Fórum. O evento, que costuma ocorrer às segundas, receberá os candidatos pré-selecionados para o III Concurso Nacional Jovem Destaque.

Violinistas e pianistas se apresentarão no salão Dourado, das 14h às 21h, na sexta-feira, e das 10h às 21h, no sábado.



III Semana de Bioquímica Médica


Entre os dias 14 e 18 de setembro, o Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) receberá a III Semana de Bioquímica Médica. Além de conferências e minicursos, terá a participação de estudantes através de apresentações orais e de pôsteres.

Desenvolvido pelos alunos de pós-graduação do Instituto de Bioquímica Médica (IBQM/UFRJ), o evento tem como objetivo promover a troca cultural e científica entre alunos de diferentes instituições,  professores e pesquisadores da UFRJ, bem como com os convidados. Também visa à maior integração e ao desenvolvimento de pesquisas na universidade.

A Semana ocorrerá no auditório Rodolfo Paulo Rocco - conhecido como Quinhentão -, no subsolo do Bloco K do CCS. As inscrições pela internet já foram encerradas, mas também poderão ser realizadas na secretaria do local.

Maiores informações pelo e-mail semanapg@bioqmed.ufrj.br ou pelo site www.spgbioqmed.com.