Plano Diretor

Residência universitária, tema inaugural das oficinas do PD

Rodrigo Ricardo

O Salão Azul, no térreo do prédio da Reitoria, abrigará a primeira oficina temática do Plano Diretor UFRJ 2020. O encontro é aberto a toda comunidade acadêmica e traz como pauta “Estudar e morar na Cidade Universitária: discutindo a política residencial da UFRJ”. O evento acontecerá quarta-feira, 10 de junho, às 10h, e discutirá uma das metas do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD): proporcionar residência para 10% dos integrantes da universidade, em especial aos discentes, superando o atual conceito de alojamento, onde atualmente vivem 500 estudantes em condições precárias.

O prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos Alves, informou aos demais membros do CTPD, na última segunda, que recentemente colocou um ônibus interno para circular durante a madrugada, de hora em hora, até o alojamento. “É uma reivindincação justa, pois a falta de transporte público acaba criando a condição de confinamento. Entretanto, ainda há outros problemas”, pontuou o prefeito.

A proposta do CTPD é que pelo menos 3,5 mil estudantes estejam vivendo na Ciduni em 2020. Uma preocupação comum entre os membros do CTPD é quanto à administração dos futuros imóveis e gestão desse condomínio universitário. Este e outros aspectos sobre o tema estarão em debate na oficina.

III Conselho Participativo

Além da primeira oficina, também já está agendado o III Conselho Participativo com o foco em cultura, esporte e lazer na Cidade Universitária. A reunião acontecerá dia 19 de junho, sexta-feira, às 10 horas, no auditório Moniz de Aragão, campus da Praia Vermelha.