Agenda

Software e conhecimento livre em debate

“Software e Conhecimentos Livres” será o tema do debate que acontece, no dia 28 de maio, na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. O evento traz como convidado Eurico Zimbres, professor da Faculdade de Geologia da UERJ e fundador do Linuerj (Movimento pela Implantação do Software Livre na UERJ). A programação inclui mostra de filmes.

O debate será realizado às 18 horas, no Centro de Produção Multimídia (CPM), localizado na Avenida Pasteur – 250, campus Praia Vermelha. A organização é do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ. Mais informações podem ser obtidas através do site www.pontaodaeco.org.


II Simpósio do Labofise

Acontece nos dias 27 e 28 de maio, das 8h às 17h, o “II Simpósio do Labofise: Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida”, organizado pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício (Labofise) da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ. O simpósio é voltado para estudantes e profissionais portadores do diploma de graduação em Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Medicina.

O evento visa proporcionar a discussão especializada em Educação Física, tendo como foco saúde, qualidade de vida e desempenho esportivo, além de apresentar resultados das investigações realizadas nos projetos em desenvolvimento no Labofise e incentivar novos alunos de graduação a se envolverem em projetos de pesquisa da EEFD.

A EEFD é a sede do simpósio, que terá inscrições gratuitas limitadas a 100 vagas. Participantes com frequência a partir de 75% ganham certificado. Para mais informações, acesse www.eefd.ufrj.br/evento. As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo e-mail labofise@eefd.ufrj.br.


Oficina de Planejamento Urbano e Regional

Acontece, no próximo dia 1º de junho, a Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional. O evento começa às 9h30 e apresenta os professores Ananya Roy, que abordará a informalidade urbana na Ásia e na América Latina, e Nezar Alsayyad, que falará sobre a cidadania no urbanismo contemporâneo.

A oficina é organizada pelo Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN/UFRJ) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). O evento ocorre no auditório do IPPUR, no 5º andar do prédio da Reitoria, Cidade Universitária.

A oficina será transmitida ao vivo pelo site do IPPUR. O endereço é www.ippur.ufrj.br.



Astronomia para Poetas

O Observatório do Valongo e a Casa da Ciência da UFRJ promovem o ciclo de palestras "Astronomia para Poetas", de 18 de junho a 12 de julho. Além das conferências, haverá exposição de fotografias de objetos astronômicos, apresentação de planetário inflável, oficinas para professores e possibilidade de observação do céu.

A exposição estará aberta ao público toda terça-feira, das 9h às 20h. A Casa da Ciência fica na rua Lauro Müller, 3, Botafogo – Rio de Janeiro.




Palestras no FCC abordam tortura e reprogramação celular

O grupo Tortura Nunca Mais realiza o IV Fórum de Criminologia Crítica Aplicada – Micropolíticas da Tortura, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC/ UFRJ), discutindo uma vertente da criminologia: a tortura. O evento acontece no dia 28 de maio, das 13 às 21 horas, e conta com a participação do Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania (NIAC) e da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ.

O Fórum será aberto com a exibição do filme Memória para uso diário, documentário brasileiro de 2007 acerca de como as pessoas lidam com a memória do assassinato de entes queridos. Às 14h30, começam as mesas de debates e a conferência com a psicóloga e professora Cecília Coimbra, fundadora do Tortura Nunca Mais, grupo de luta pelos direitos humanos. As palestras serão realizadas no Salão Dourado do FCC. A entrada é franca.

A programação completa pode ser acessada pelo endereço eletrônico www.crprj.org.br/img/criminologiacritica_divulgacao.html.

Ainda no dia 28, o FCC realiza também o ciclo de conferências da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (Copea) para comemorar os 15 anos da Fronteira das Ciências. Para o quarto encontro, foi convidado o professor e neurocientista Stevens Rehen, que abordará a Reprogramação Celular. A palestra acontece na próxima quinta, 28 de maio, às 17h30, no Salão Pedro Calmon.

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ fica no Palácio Universitário da Praia Vermelha, na Av. Pasteur, 250 – 2º andar – Urca. O endereço eletrônico é www.forum.ufrj.br.