No Foco

PR-4, cuidando dos servidores da UFRJ

Larissa Rangel e Maria Clara Senra

foto no foco

Toda universidade precisa estar bem estruturada e organizada para solucionar seus problemas e auxiliar seus servidores, alunos e todos que a ela recorrem. Na UFRJ, tal organização conta com a contribuição de setores específicos como a Reitoria e as Pró-Reitorias. A primeira é responsável pelas questões administrativas e atividades que ampliem a participação da universidade, em termos nacionais e internacionais. As Pró-Reitorias (PR) são subdivisões que tratam de assuntos mais específicos.

Na UFRJ funcionam cinco Pró-Reitorias, responsáveis pelos setores de graduação, pós-graduação e pesquisa; planejamento e desenvolvimento; e extensão. A PR-4 é a Pró-Reitoria de Pessoal e tem como objetivo dar orientações às Chefias de Recursos Humanos.

Em julho de 2007, foi criado um polo da PR-4 no campus da Praia Vermelha, que visa dar orientações às unidades do campus e a outras localizadas no Centro e na Zona Sul. Presta atendimento, também, aos servidores ativos e inativos. O polo da PR-4 auxilia na divulgação e inscrição nos cursos; entrega de relatórios de frequência e contracheques às unidades da Praia Vermelha e Colégio de Aplicação.

Roberto Gambine, Superintendente-Geral da PR-4, esclarece que é através dessa Pró-Reitoria que ocorrem todas as ações e processos relacionados à vida funcional dos servidores docentes e técnico-administrativos, como pagamentos, benefícios, processos disciplinares e perícia médica. Trata também da Escola de Educação Infantil, que atende aos filhos dos servidores. Outra atividade importante realizada pelo polo é o apoio aos programas especiais da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST), viabilizando a vacinação de adultos na Praia Vermelha.

O polo, entretanto, só foi criado recentemente. Quando perguntado a respeito do motivo de tal atraso, Gambine explica que a ideia do polo surgiu em 2005, numa reunião com os aposentados da UFRJ, que reivindicaram a extensão do atendimento ao campus da Praia Vermelha, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso aos serviços da PR-4. “Sem dúvida, a criação do polo permitiu uma determinada descentralização de atividades, aproximou a PR-4 ao campus da Praia Vermelha e facilitou a oferta de serviços”, avalia.

Os projetos e divisões

A PR-4 trabalha com diversos projetos que visam ao bem-estar do servidor. Um deles inclui a ligação com a Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST). São realizadas campanhas de vacinação e orientações médicas. Mas o superintendente do polo afirma que algumas mudanças e melhorias precisam ser feitas: “Estamos trabalhando para ampliar e melhorar as atividades e serviços oferecidos pela DVST. Pretendemos, em breve, dotar a DVST de novas instalações e equipamentos, além da nomeação de novos servidores por concurso, para enfrentar os afastamentos ocorridos no último período, principalmente, por aposentadorias.” Segundo ele, a Divisão pretende iniciar, este ano, o processo de exame periódico para todos os servidores ativos da UFRJ, com o apoio da Coordenação de Saúde e Seguridade do Servidor, ligada à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.

Na Pró-Reitoria funciona ainda a Coordenação de Desenvolvimento Profissional, consequência da necessidade de dotar a UFRJ de programas de aperfeiçoamento, desenvolvimento e capacitação de servidores. Gambine garante que “estão estruturados e em funcionamento programas de informática, idiomas, educação continuada, formação técnica em geral, programas de gestão administrativa, orçamento e execução financeira, cursos e treinamentos específicos e localizados, além da oferta de bolsas integrais nos cursos de especialização e lato sensu oferecidos pelas unidades da UFRJ”.

Outro projeto interessante aos servidores, apesar de não funcionar no campus da Praia Vermelha, é a Escola de Educação Infantil – localizada na Cidade Univversitária –, resultado de um trabalho iniciado há mais de 25 anos com a instituição da Creche Universitária pela doutora Dalva Sayeg, então diretora do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), e fruto da luta sindical das mães servidoras que reivindicavam creche no local de trabalho. Hoje, são oferecidas 100 vagas, distribuídas de acordo com a faixa etária das crianças (de 0 a 6 anos) e direcionadas aos filhos e dependentes dos servidores da UFRJ.

Ainda assim, Roberto Gambine defende que o polo na Praia Vermelha precisa ser mais bem pensado e estruturado, para que os servidores sejam atendidos de forma adequada. “O aumento do espaço de atendimento, salas para a oferta dos cursos de aperfeiçoamento e capacitação e instalações para as atividades da Divisão de Saúde do Trabalhador são algumas das necessidades atuais para a melhoria do funcionamento da PR-4. Por falta de espaço, ainda não foi possível, sediar as ações relacionadas à saúde, capacitação e educação infantil”, garante.

Vale lembrar que o polo fica localizado próximo ao prédio Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC-UFRJ), em frente à subprefeitura da Praia Vermelha.