Zoom

Planejamento urbano e regional em debate

Lorena Ferraz

imagem zoom

Certa vez, quando questionado sobre os dois anos que dedicou ao curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), Chico Buarque descreveu essa situação: “Tínhamos que desenvolver um projeto em que determinado número de unidades familiares fosse instalado num espaço preestabelecido. Antes da entrega pude ver os trabalhos de alguns colegas de classe. Um havia feito 200 prédios; outro, 1.300, e eu fiz apenas dois prédios com uns 400 andares e 200 apartamentos por andar. Entreguei o trabalho com muita vergonha, sabendo que ele não agradaria. Minha justificativa era de que pelo menos sobraria muito espaço verde!”, brincou Chico. Em matéria de planejamento, o inclassificável Chico Buarque de Holanda representa a antítese perfeita dos estudantes que as oficinas mensais oferecidas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ pretendem atingir.

- As Oficinas Mensais de Planejamento Urbano e Regional são atividades realizadas, já há alguns anos, em todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, na parte da manhã. Nelas, convidados apresentam trabalhos, pesquisas finalizadas ou em andamento, relatos de experiências e outros conteúdos relevantes no campo do planejamento e dos estudos urbanos regionais. Os palestrantes podem ser pesquisadores, professores ou representantes de instituições, governamentais ou não governamentais, dispostos a contribuir para o debate no âmbito do IPPUR. O público-alvo é de estudantes, professores e pesquisadores do IPPUR, da universidade em geral, e todos os demais interessados nas temáticas abordadas - explica Helion Póvoa Neto, coordenador do projeto e professor do IPPUR.

Entre os principais objetivos da iniciativa, Póvoa destaca o enriquecimento intelectual dos alunos e a troca de experiências entre todas as partes envolvidas: “O objetivo principal pode ser considerado a possibilidade de enriquecer a formação dos estudantes e permitir o diálogo dos professores e pesquisadores com profissionais que intervêm, de forma relevante, no campo de estudos do Planejamento Urbano e Regional. Os alunos, envolvidos com a temática do planejamento urbano e regional como estudiosos ou representantes de instituições especializadas, beneficiam-se da troca de experiências, do contato com novas metodologias e temas emergentes, relacionados aos estudos que já realizam. Os professores do IPPUR beneficiam-se também do debate com os seus pares da comunidade acadêmica. Além da divulgação da produção para a comunidade científica, é objetivo do IPPUR a difusão de conhecimento para os atores sociais, governamentais e não governamentais, engajados direta ou indiretamente na produção social dos espaços urbanos e regionais”, esclarece o professor.

Em março foram realizadas as oficinas “Del arbolito, media cuadra al lago: geografia popular e discordância simbólica na Manágua pós-sandinista”, com James Freeman, PhD em geografia pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e professor da Universidade de Concórdia (Montreal, Canadá), e “Mega-events and city marketing: the case of the 2008 Beijing Olympic Games”, com Anne-Marie Broudehoux, PhD em arquitetura pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e também professora da Universidade de Concórdia.

Sobre a temática apresentada nesse evento, Póvoa explica: “Na ocasião, os professores apresentaram suas pesquisas anteriores, que versaram sobre a geografia popular e a dimensão simbólica do espaço urbano em Manágua (Nicarágua), bem como sobre a organização dos Jogos Olímpicos de Pequim (China) em 2008, do ponto de vista do marketing urbano e da intervenção transformadora sobre o espaço da cidade”.

Próximas oficinas

“Investimentos públicos, investimentos privados e desigualdades urbanas: dos anos 70 aos dias atuais” é o tema da oficina que acontece no dia 4 de maio, segunda-feira, às 9h30. Nessa ocasião o IPPUR receberá o professor David Michael Vetter, ex-docente da instituição, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vem estudando os processos de revitalização do Centro do Rio de Janeiro, além das estruturas financeiras e alternativas para aumentar a participação do setor privado no financiamento de investimento municipal.

Segundo Póvoa, já está confirmada a realização da oficina de junho, embora o tema e a data ainda não estejam definidos: “A oficina de Planejamento Urbano e Regional seguinte, do início de junho, está em fase de confirmação dos seus convidados e será divulgada oportunamente”. As informações sobre esta e outras atividades do instituto, como cursos de extensão, defesas de mestrado e doutorado, e processos seletivos para novos alunos estão disponíveis no site http://www.ippur.ufrj.br/.