No Foco

UFRJ investe em melhorias no transporte interno

Vanessa Sol

foto no foco

Quem circula pela Cidade Universitária sabe que a presença do transporte interno gratuito não é novidade. Porém, no último dia 10, muitos usuários se surpreenderam. Uma nova empresa fazia o transporte dentro do campus. O serviço, realizado anteriormente pela Real Brasil, agora é feito pela Normandy. A empresa foi escolhida pela UFRJ através de processo licitatório público ocorrido em janeiro.

A maioria das pessoas que se deslocam até Cidade Universitária realiza o trajeto através do transporte público. O transporte gratuito oferecido pela universidade visa complementar o acesso à Cidade Universitária durante 24 horas por dia, através de itinerários diferenciados das linhas comerciais regulares. Outra novidade é que os ônibus são adaptados para cadeirantes.

As linhas foram planejadas e são fiscalizadas pela Prefeitura Universitária (PU/UFRJ). Os ônibus transportam passageiros pela ilha, permitindo o acesso a diversas unidades administrativas, de Ensino e Pesquisa, hospitais e demais locais com atividades instaladas no campus, incluindo o Alojamento dos Estudantes e a Vila Residencial. De acordo com o prefeito universitário, Hélio de Mattos Alves, “hoje a Ilha da Cidade Universitária possui o transporte interno funcionando durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados”.

Com a execução do novo contrato, a empresa dará continuidade às linhas de ônibus regulares existentes anteriormente. A única mudança ocorrida foi no nome das linhas. Agora a antiga linha Alojamento/Reitoria chama-se Alojamento/Vila Residencial e antiga linha Especial chama-se Coppead/Passarela do HU. Todas param na Passarela da Linha Vermelha, próximo ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF, como principal ponto de integração com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais, e de transporte alternativo que passam pelo local.

Além das linhas internas, também são oferecidas linhas externas que partem da Cidade Universitária e se deslocam para outras unidades da UFRJ. Elas facilitam o acesso de alunos dos cursos noturnos de Graduação e Pós-graduação, dos cursos comunitários de alfabetização e pré-vestibulares. Elas também auxiliam os alunos residentes no Alojamento Estudantil em seus compromissos acadêmicos fora do campus. Transportam, ainda, alunos dos cursos de licenciatura entre os campi e trabalhadores que precisam cumprir tarefas diversas em outras unidades.

De acordo com o prefeito universitário, para atender melhor os usuários das linhas externas, a Prefeitura está estudando as sugestões enviadas pelos passageiros. Uma mudança sugerida e já implementada é a da linha que circula no fim dos cursos noturnos da Cidade Universitária que ia até Del Castilho e agora vai até Cascadura. Outra sugestão feita pelos usuários foi para que a linha que ia até a Praça XV passasse a ir até Botafogo. Já a volta da Praia Vermelha será feita por dois ônibus: o primeiro pela Av. Presidente Vargas e o segundo pela Leopoldina. “As mudanças em curso são as que já estavam sendo executadas com a antiga empresa e foram feitas no início do período letivo”, destaca o prefeito.

Horários

A linha Alojamento/Vila residencial funciona diariamente das 6h até 24h, com intervalos de 10 minutos durante a semana. Aos sábados, circula a cada 15 minutos, nos horários de entrada e saída do Curso de Línguas Aberto à Comunidade - CLAC, da Faculdade de Letras (das 7h às 9h, 11h às 13h e 15h30 às 18h), e de hora em hora nos demais períodos. Nos domingos e feriados, o intervalo entre os ônibus é de 1 hora. Durante a madrugada, ela sai da Passarela da Linha Vermelha e atende aos alunos do Alojamento Estudantil e a moradores da Vila Residencial nos seguintes horários: 1h, 2h, 3h, 4h e 5h.

A linha Passarela do HU/Coppead circula apenas de segunda a sexta, das 6h às 18h, com saídas a cada 10 minutos. As linhas externas funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Projeto Gráfico

O projeto gráfico dos novos ônibus foi desenvolvido pela Divisão de Programação Visual da PU. Segundo o prefeito, a caracterização dos carros é importante por permitir a exclusividade desses veículos para a UFRJ, demonstrando também uma marca personalizada da universidade.

Itinerários

Av. Brasil (Escola Bahia)/Ilha da Cidade Universitária
6h, 6h30, 7h, 7h30 e 8h
Possui o mesmo itinerário da linha “LINHA VERMELHA/COPPEAD”.

Passarela HU/Faculdade de Letras
Circula com 3 ônibus das 7h30 às 8h45, 12h às 14h e 17h às 18h, APENAS AOS SÁBADOS de acordo com o calendário dos Curso de Línguas Aberto à Comunidade - CLAC, da Faculdade de Letras.

Ilha da Cidade Universitária/Praia Vermelha
6h30, 12h15 e 17h15
Ponto de partida: Alojamento Estudantil

Praia Vermelha/Ilha da Cidade Universitária
12h15, 13h, 17h, 18h30 e 22h20
Ponto de partida: Coordenação da Praia Vermelha, ao lado da Divisão de Segurança

Ilha da Cidade Universitária/Praça XV
19h30, 20h30 e 22h20
Ponto de partida: Centro Tecnológico (CT), bloco A

Praça XV/Ilha da Cidade Universitária
17h20
Ponto de partida: Av. Franklin Roosevelt (em frente ao banco Real)

Ilha da Cidade Universitária/Bonsucesso
19h30, 20h30, 21h20, 21h40 e 22h10
Ponto de partida: Centro Tecnológico (CT), bloco A

Ilha da Cidade Universitária/Norte Shopping (via Bonsucesso até o Terminal Rodoviário e Ferroviário de Cascadura)
22h20
Ponto de partida: Centro Tecnológico (CT), bloco A

Ilha da Cidade Universitária/Polo de Xerém
2ª, 3ª e 4ª feiras: 7h
5ª e 6ª feiras: 7h, 16h

Polo de Xerém/Ilha da Cidade Universitária
2ª, 3ª e 4ª feiras: 17h
5ª e 6ª feiras: 12h, 17h