Agenda

3ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia

foto

A UFRJ realiza, entre os dias 2 e 6 de março, a 3ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia, organizada pelo Instituto de Química, Instituto de Física, COPPE, Instituto de Nutrição, Instituto de Macromoléculas e Escola de Química. Com objetivo de atrair pessoas em processo de formação para trabalharem na área, sobretudo alunos de final da Graduação, Mestrado e Doutorado, a Escola oferece palestras diversificadas, aulas práticas e teóricas sobre “Química Supramolecular”, “Nanomagnetismo”, “Nanotecnologia do Carbono” e “Nanobiotecnologia”.

A Nanociência começou a ser desenvolvida na década de 60 por Richard Feynman, a partir da idéia de tornar menor aquilo que as pessoas usavam. No entanto, apenas em 1981 foi inventada a ferramenta que tornou possível o desenvolvimento da nanociência com mais intensidade na década de 90: o microscópio de varredura por tunelamento eletrônico. Semelhante ao funcionamento dos antigos discos de vinil, o aparelho consegue atrair elétrons através de uma agulha bem fina e permite a manipulação de átomos.

Já a Nanotecnologia, ramo do conhecimento que vem sendo desenvolvido nas últimas décadas, integra áreas como Medicina, Física e Química na pesquisa e construção de novas estruturas a partir dessas partículas. Sua aplicação pode ser observada, por exemplo, na utilização de nanopartículas de prata como bactericida e na possibilidade de prevenir doenças como o câncer de pele através de nanodispositivos que quantificam doses de radiação ultravioleta.


Curso promove debate sobre a sexualidade na escola


foto

Como lidar com a sexualidade no ambiente escolar? Essa e outras questões relacionadas serão debatidas no curso “Diversidade Sexual na Escola e Gravidez na Adolescência”, oferecido pelo Projeto Diversidade Sexual na Escola, da UFRJ. O conteúdo é voltado para professores, gestores de educação, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da área de educação.

O curso é gratuito e dividido em cinco módulos, em que são previstas oficinas práticas e aulas teóricas, articulando conceitos desenvolvidos pela academia e experiências concretas. As aulas ocorrem aos sábados, de 14 de março a 30 de maio, em Maricá (RJ), onde a Prefeitura apóia o projeto.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela página www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade. O conteúdo programático completo também está disponível no site. Mais informações pelo telefone 2598-1892.


Aula Inaugural no Centro Cultural Horácio Macedo

foto

No próximo dia 3 de março, o auditório Roxinho do Centro Cultural Horácio Macedo será palco da Aula Inaugural do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). O evento começa às 16 horas.

Já no dia 5, é a vez de o Instituto de Geociências realizar a aula que irá dar início às atividades do ano letivo de 2009. A atividade será realizada também no auditório Roxinho, a partir das 14 horas.