Entrelinhas

Preservando a memória científica

Priscilla Prestes – AgN/CT

capa do livro

Neste ano, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) lançaram o livro “Mast Colloquia Vol. 5 - Os descobrimentos do Brasil pela Ciência”, organizado por Heloisa Maria Bertol Domingues, historiadora do Mast, com colaboração de professores da Coppe e apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O livro reúne artigos decorrentes de palestras realizadas durante a série Mast Colloquia em 2000, um programa de palestras mensais sobre temas relacionados à atuação do Mast, que reuniu especialistas de diversas áreas para falar sobre história das ciências, recursos naturais e energéticos e ciências sociais, entre outros.

A publicação reuniu depoimentos dos professores da UFRJ: Fernando Lobo Carneiro e Luís Pinguelli Rosa, ambos da Coppe, e dos pesquisadores do Museu Nacional, Antônio Carlos Souza Lima, Gilberto Velho e Luis Emidgio de Mello Filho; além da colaboração dos pesquisadores Michel Paty, da Universidade de Bordeaux III e de Antonio Carlos de Souza Lima, da Universidade de São Paulo (USP). O Olhar Virtual conversou com a organizadora do livro. Confira a entrevista na íntegra.

Olhar Virtual: Quais são os principais objetivos da coleção Mast Colloquia? Como você caracteriza esta iniciativa?

A coleção Mast Colloquia é resultado de uma série de palestras, realizadas no Mast, entre 1996 e 2001, cujo objetivo era reunir depoimentos de cientistas, visando à preservação da memória científica e à conseqüente disponibilidade do material à pesquisa. Foi um exercício de história oral para uma instituição de pesquisa em História da Ciência, detentora de um riquíssimo acervo de arquivos particulares de cientistas. A publicação estava nos nossos planos desde o início, mas, foi a partir de 2001 que começamos a nos movimentar para buscar apoio, transcrever e publicar aquele material.

Olhar Virtual: Como foi estruturado o livro Mast Colloquia – Os Descobrimentos do Brasil pela Ciência? Por que abordar esse tema?

A série de palestras era anual. A cada ano escolhia-se uma ciência e chamava-se especialistas diferentes daquela ciência para falar. Tínhamos uma palestra por mês. Assim, começamos pela Astronomia, depois foi a Matemática, a Física etc.

Olhar Virtual: Por que abordar esse tema?

Em 2000, comemoraram-se os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Decidiu-se então pensar um formato diferente, que evocasse as descobertas científicas do Brasil. Foram reunidos cientistas de diferentes disciplinas em torno de um tema comum: as descobertas do Brasil pelas ciências. Uma questão que permeia este volume é a das ciências face à exploração do meio e da sua preservação.

Olhar Virtual: Quais os pontos principais do livro?

São aqueles que evocam as diferentes descobertas. Para alguns colaboradores, ‘descobrir’ o Brasil definiu rumos para o seu trabalho posterior. Já outros evocaram problemas sobre a questão ecológica, sobre a preservação do meio e sobre a interpretação da cultura social. Juntos, mostraram a importância da interdisciplinaridade para se pensar a natureza e as relações sociais.

Olhar Virtual: Como foi realizada a seleção do material publicado? Qual o parâmetro utilizado?

Não foi realizada seleção do material. A publicação seguiu o que havia sido dito nas palestras, inclusive a ordem. Quando a série era montada, a cada ano, era preciso fazer um estudo e aí sim selecionar as especialidades, porque o espectro de cada disciplina é amplo. O mesmo aconteceu com o volume 5; quando se selecionou ciências diferentes.

Olhar Virtual: Para a realização do livro, o Mast obteve parcerias? Quais?

Obtivemos financiamento da FAPERJ, para a transcrição das fitas e a publicação, o que não foi suficiente para tudo, na época. Hoje contamos com financiamento do Mast para as publicações. Atualmente, os colóquios continuam no Mast com outro formato. A série com característica de depoimento de cientistas não existe mais desde 2001. Talvez volte um dia.

Olhar Virtual: Há algum tema que não foi abordado e que, para você, seria importante incluir?

É importante ressaltar que este volume conta com depoimentos de cientistas consagrados em suas áreas, que faleceram antes de ver publicado seu depoimento, caso do professor Fernando Lobo Carneiro e o do professor Luiz Emidgio de Mello Filho. São depoimentos importantes pelo volume de informações que trazem e pelo ineditismo das questões que abordam.