Agenda

I Fórum de Dança e Vídeo da UFRJ

foto

Será realizado, entre os dias 22 e 25 de outubro, o I Fórum de Dança e Vídeo da UFRJ, que tem como objetivo promover diálogos entre Universidade, Ensino Público Fundamental e comunidades diversas do município do Rio de Janeiro, acerca da produção coreográfica para cinema e vídeo.

A programação envolve performances (instalações e itinerâncias), palestras, mesas, oficinas de vídeo (câmera, roteiro, montagem), exibição de filmes e ensaios audiovisuais. O evento tem como meta principal mobilizar alunos, professores e outros profissionais de dança, cinema, vídeo e áreas afins à formação de grupos de trabalho voltados para organização e sistematização dessa interação de linguagens, como campo de saber.

O I Fórum de Dança e Vídeo da UFRJ está vinculado ao Grupo de Pesquisa PECDAN, da UFRJ, que constitui a Comissão Organizadora. O evento ocorrerá na Escola de Educação Física e Desportos, que fica na av. Carlos Chagas Filho, 540, na Cidade Universitária.

Nos dias 23 a 25, também será realizada a oficina Minuto Cinema e Dança, das 9 às 12 horas, no Hangar onde acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no mesmo campus da Cidade Universitária. Já no dia 25, os debates e apresentações acontecerão na Sala de Conferência do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – rua José Higino, 115 – Tijuca. Para participar do evento, basta preencher gratuitamente a ficha de inscrição no site www.eefd.ufrj.br.

Mais informações: 2562-6821. A entrada é franca em todos os espaços onde ocorre o I Fórum.

 


I Fórum de Comunicação e Saúde

foto

O evento Entrevista, escuta e registro: interfaces em comunicação e saúde fomenta o envolvimento da arte da escuta e da entrevista no aperfeiçoamento da individualização das necessidades de saúde. As técnicas e perspectivas desta arte tão importante para a saúde serão abordadas em mesas-redondas, motivadas pela exibição do filme Santo Forte, de Eduardo Coutinho, e por um concerto musical comentado.

Realizado pelo Projeto Cultura e Saúde do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e coordenado pelo dr. Ricardo Valença, o evento acontece, dias 24 e 31 de outubro, das 16 às 20h, no Salão Dourado.

Confira a programação

Dia 24

A escuta na consulta
16 h – mesa-redonda
“A construção e a desconstrução da escuta”
Palestrante: Sérgio Zaidhaft, médico psicanalista e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ
“A entrevista na clínica”
Palestrante: Hylton Luz, presidente da ONG Homeopatia Ação pelo Semelhante
“A entrevista na clínica”
Palestrante: José Carlos Lelis, médico e professor de Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Gama Filho “A escuta nas racionalidades médicas”
Palestrante: Madel Luz, socióloga do Instituto de Medicina Social, da UERJ.
18h30 – coffee-break
19h – “A música como um convite ao exercício da escuta”
Recital da flautista Odette Ernest Dias, peças de Paul Horn


Dia 31

“A individualização da escuta”
16h – Conferência
“A antropologia da escuta”
Conferencista: Kátia Lerner, antropóloga do ICICT-Fiocruz
17h – Coffee-break
17h30 – Exibição do filme Santo Forte (Brasil, 1997, 80 min), de Eduardo Coutinho, com a presença do diretor.
19h – Debate
“O médico, o paciente e suas personagens”
Eduardo Coutinho, cineasta e professor da ECO, Bia Lessa, diretora teatral e Consuelo Lins, jornalista e professora da ECO.

 


Schopenhauer e Nietzsche no IFCS

foto

Acontece, no dia 27 de outubro, o “1º Encontro de Estética: Schopenhauer – Nietzsche”. O evento será realizado no auditório Celso Lemos, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS).

Apesar do ponto facultativo na universidade pelo dia do servidor público, as atividades programadas acontecerão normalmente. O prédio estará aberto para receber o evento e seus participantes.

O IFCS fica no largo de São Francisco, nº 1, Centro, Rio – RJ. Confira a programação completa no endereço eletrônico: http://www.ifcs.ufrj.br/eventos/.

 


IV Encontro Sul Americano de Colisões Inelásticas com a Matéria

foto

O IV Encontro Sul Americano de Colisões Inelásticas com a Matéria, realizado dia 29 de outubro, é uma continuação dos Encontros realizados em Gramado, 2002; em Viña del Mar, em 2004; e em Buenos Aires, em 2006.

O objetivo principal do Encontro é fomentar o intercâmbio científico regional, para propiciar atividades de cooperação. Adicionalmente, estes encontros oferecem aos alunos de Pós-graduação a oportunidade de entrar em contato com pesquisadores da área de colisões inelásticas e suas aplicações.

O evento será realizado das 8h30 às 18 horas, no auditório do Roxinho e no Salão Nobre do Centro Cultural Professor Horácio Macedo.