Agenda

Semana de Jornalismo no Fórum

foto

O Fórum de Ciência e Cultura recebe, até o dia 2 de outubro, o Meio a Meios - Semana de Jornalismo da UFRJ. Esta é a segunda edição do evento, promovido pelo Programa de Ensino Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO), e traz ao debate a temática Cidadania global através de diferentes mesas, contando com a participação de jornalistas premiados, como Tadeu Schmidt e Angelina Nunes. A lista de convidados completa pode ser acessada em www.meioameios.com.

As palestras, com temas diversificados sobre cidadania, jornalismo esportivo, investigativo e popular, ocorrem a partir das 9h, no auditório Pedro Calmon do Palácio Universitário, na Praia Vermelha – avenida Pasteur, nº 250. Ainda haverá oficinas ao final dos debates; nelas, serão estimuladas as práticas da profissão.

Um futuro jornalista não pode deixar de participar desse evento!

O Meio a Meios é aberto ao público e a entrada é franca, mas é necessário fazer inscrição através do site www.meioameios.com.

 


Seminário Internacional na ECO

foto

O seminário internacional, promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (PPGCOM), com apoio do Programa Globo Universidade, será realizado nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, às 9h.

O evento será realizado no salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, localizado na avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha, e é aberto a todos os interessados.

As palestras serão gravadas e disponibilizadas no site do Telejornal On-line da Escola de Comunicação da UFRJ: www.tj.ufrj.br.

Confira a Programação.

- 9h: Credenciamento e Café de Boas-Vindas
- 10h às 12h30: Mesa 1 – “Tensões e articulações entre Comunicação e História: a mídia como um objeto histórico”, com Peter Burke (Universidade de Cambridge) e mediação de Ana Paula Goulart (UFRJ).
- 14h30 às 18h: Mesa 2 – “Interfaces da Comunicação e História: o contexto brasileiro nos últimos 200 anos”, com Marialva Barbosa (UFF), Ana Mauad (UFF), Isabel Travancas (UFRJ), Alzira Abreu (FGV) e Nízia Villaça (UFRJ). Mediação de Micael Herschmann (UFRJ).
- 18h – Coquetel de encerramento e lançamento de livros dos palestrantes e de professores do PPGCOM da UFRJ.


IPPUR e as Ciências Sociais

foto

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ promove, na segunda-feira, dia 6 de outubro, a Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional que aborda o Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO), tendo como tema O CLACSO e as ciências sociais na América Latina.

O evento, a ser realizado no auditório do IPPUR, às 9h30, tem como expositor Pablo Gentili, secretário executivo adjunto do CLACSO; o convidado traçará a trajetória do CLACSO na renovação das Ciências Sociais na América Latina. Há ainda apresentações de Ana Clara Ribeiro e Tamara Cohen, professoras do IPPUR, que falam, respectivamente, sobre a experiência do grupo de trabalho e desenvolvimento urbano do CLACSO e a experiência de curso através do campus virtual do CLACSO.


III Semana de Diversidade Sexual

foto

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ promove a III Semana da Diversidade Sexual e traz ao campus da Praia Vermelha acadêmicos, ativistas e profissionais para discutirem questões do universo LGBT.

 

 

 

Confira a programação.

Dia 6/10

14h: "Educação e Cultura: novos olhares"
- Anderson Ferrari (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF)
- Guacira Lopes Louro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS)
- Wilton Garcia (artista visual)
- Marcelo Natividade (doutorando em Antropologia Social pela UFRJ)
- Sérgio Mamberti (Ministério da Cultura – MinC)
Mediadora: Heloisa Buarque de Holanda (ECO/UFRJ)
17h: Apresentação de Vídeo e discussão, na CPM
Apresentação de esquete com alunos do curso de Direção Teatral da UFRJ, na Sala Vianinha da ECO

Dia 7/10

14h: "A Identidade de Gênero e a Orientação Sexual dentro da Saúde Pública"
- Mauro Schechter (UFRJ)
- Gláucia de Almeida (UNISUAM)
- Claudia Bonan Jannotti (Fundação Oswaldo Cruz)
- Marcio Caetano (doutorando em Educação pela UFF)
Mediador: Pedro Paulo Bicalho (IP/UFRJ)
17h – Apresentação de Vídeo e discussão, na CPM

Dia 8/10

14h: "Políticas Públicas"
- Bila Sorj (UFRJ)
- Cristina Câmara (Revista Eletrônica Portas)
- Ivair Augusto dos Santos (Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República)
- Cláudio Nascimento (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – RJ)
Mediadora: Ivana Bentes (ECO/UFRJ)
15h30: I Fórum de Política de Inclusão Sexual e Identidade de Gênero da UFRJ.