Tome Nota

Vacine-se contra a rubéola

Vanessa Sol

imagem tome nota

A Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST), vinculada à Pró-Reitoria de Pessoal (PR 4), está realizando a Campanha de Mobilização contra a Rubéola. A idéia é vacinar homens até 39 anos e mulheres até 49 anos contra a doença. Todas as pessoas devem se vacinar, independentemente de seu histórico de vacinas, até mesmo quem já teve a doença. A medida do Ministério da Saúde prevê a eliminação da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) até 2010.

A vacina não poderá ser aplicada em mulheres grávidas e em pessoas com grave comprometimento do sistema imunológico.

Os sintomas da rubéola são febre baixa e aumento de gânglios (caroços), atrás das orelhas e no pescoço, dor de cabeça, conjuntivite, dor nas articulações e nos músculos e tosse. Sua forma mais grave, a SRC (Síndrome da Rubéola Congênita) atinge o feto e ou o recém-nato cujas mães contraíram a doença durante a gestação. Pode causar aborto, má-formação congênita, natimortos, surdez, problemas cardíacos e lesões oculares.

O Centro de Vacinação de Adultos da DVST visa vacinar os servidores e alunos da UFRJ, bem como a população circulante da Ilha da Cidade Universitária.

Serviço

A vacinação acontece de 11 de agosto a 12 de setembro, das 8 às 16 horas, na DVST, localizada ao lado da Divisão de Transporte da UFRJ. Mais informações pelos telefones 3867-6543 ou 3867-6693.