Ponto de Vista

Matriz energética e a IX Semana de Geofísica

Vanessa Sol

imagem ponto de vistaA matriz energética nacional tem sido tema de destaque na agenda do governo. A preocupação está relacionada à oferta e à demanda dos recursos naturais que dão origem a essas matrizes. Atualmente, a matriz energética brasileira e também a internacional estão baseadas nos combustíveis fósseis, petróleo e derivados – fontes não renováveis e altamente poluentes do meio ambiente. No Brasil, estes componentes aproximam-se de 40% da fonte de energia. A média mundial, no entanto, é bem mais elevada, com cerca de 86% de participação dessas fontes.

Para discutir o assunto, tão importante à população mundial, o departamento de Geologia do Instituto de Geociências (IGEO) da UFRJ abordará na, IX Semana de Geofísica, A contribuição da Geofísica e da Geologia para a matriz energética. O encontro também será uma oportunidade para os alunos discutirem o mercado de trabalho no ano em que o IGEO completa 50 anos.

Na programação, há palestras e mesas-redondas sobre energia elétrica, eólica, solar, fontes de energia renováveis e mineração. Também acontecerá o curso de dados sísmicos, ministrado por professores da Unicamp, com o software livre GêBR, instalado no Netuno (maior servidor da América Latina), localizado no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE).

O professor Adilson de Oliveira, do Instituto de Economia da UFRJ, fará palestra sobre o mercado elétrico. Haverá também a participação da Eletrobrás, Petrobras, da Companhia de Recursos Minerais (CPRM), do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e do consultor legislativo, Paulo César Ribeiro Lima, da Assembléia Legislativa, que abordará a questão da legislação sobre a extração mineral no subsolo brasileiro. A empresa Trilha do Sucesso fará uma palestra motivadora para os alunos sobre processo seletivo.

A IX Semana de Geofísica também tem a colaboração da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf). O evento acontece entre os dias 1º e 5 de setembro, no salão nobre da decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 2533-0064 ou pelo e-mail: eventos@sbgf.org.br.

Confira a entrevista com organizadora do evento, professora Paula Ferrucio.

Olhar Virtual: Qual é o objetivo da IX Semana de Geofísica?

É chamar a atenção dos alunos para a importância da Geologia no contexto macroeconômico. Esse evento é realizado todos os anos com temas diferentes. Neste ano, abordaremos a questão da matriz energética em função da Geologia contribuir para a pesquisa e a extração do carvão, do petróleo e do gás natural. Ela contribui ainda para a área de prospecção de ferro e de urânio, base da energia nuclear e outros bens minerais que fazem a diferença para o equilíbrio da matriz energética.

Olhar Virtual: Quais são os principais temas das mesas?

As mesas estão dividas em três temas: energia elétrica e renováveis; mineração (carvão, urânio, ferro, petróleo e gás); energia eólica e solar. Este último tema foi pensado para atender aos alunos dos cursos de Meteorologia e Geografia. Além disso, essas são matrizes energéticas alternativas.

Olhar Virtual: Quais serão as novidades?

A grande novidade deste ano será o concurso para alunos calouros de graduação em Geologia sobre terremotos. Nós restringimos o público, para estimular, incentivar o estudo e fazer com que os alunos se integrem à graduação.

A primeira etapa será classificatória e eliminatória, com uma prova de múltipla escolha. Os cinco primeiros colocados farão a segunda etapa, uma prova oral. Haverá uma banca formada por especialistas no assunto. O edital já está publicado e o prêmio será um laptop.

Será feita também a apresentação de projeto do Instituto de Geociências que já está em andamento, chamado Núcleo de Estudo da Terra (NET). Ele é um projeto integrado que contempla o estudo de meio ambiente (engloba assuntos da meteorologia, da geografia e da geologia), no qual as escolas de ensino fundamental e médio poderão conhecer essas questões.

Durante a IX Semana de Geociências, haverá também a divulgação do Prêmio Petrobras, no qual os alunos poderão inscrever seus trabalhos e concorrerem.

Olhar Virtual: Qual é a motivação para realizar a Semana?

A idéia original da Semana é dar aos alunos uma idéia do mercado de trabalho. Como neste ano a questão energética está sendo amplamente discutida, decidimos abordar este tema e mostrar a importância das Geociências acerca do assunto e, além disso, mostrar que o mercado de trabalho nesta área está muito aquecido.

Todos os anos têm sido desta maneira, escolhemos um tema e os palestrantes o relacionam com o mercado de trabalho.

Olhar Virtual: Por que a matriz energética como tema?

Porque quem busca bens minerais para virar matriz energética é o geólogo. Este profissional é base de todo o processo. Se pensarmos na questão da construção de hidroelétricas, por exemplo, não há como fazê-la sem que um geólogo analise o solo e o subsolo da região.

Há também as questões macroeconômica e logística que envolvem a prospecção de urânio, ferro e carvão.

Olhar Virtual: Qual é a importância acadêmica do evento?

É uma semana voltada aos alunos de graduação do Instituto de Geociências. Durante o evento, eles terão a possibilidade de entrar em contato com que está fora da universidade e com as questões atuais que permeiam o universo da Geologia e da Geofísica.

Olhar Virtual: Como está o mercado de trabalho para os profissionais de Geologia?

Há uma demanda máxima das empresas em busca desses profissionais, em falta, sobretudo, os de geofísica.