Agenda

Desmistificando a Educação a distância

foto

No dia 5 de agosto, será realizado, no anfiteatro Maria Irene, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), o II Seminário de Educação a Distância na UFRJ. O evento está sendo organizado pelo Grupo de Informática Aplicada à Educação (GINAPE-PPGI), Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), Instituto COPPEAD de Administração e pela Escola Politécnica da Universidade.

A meta é, através do relato de pessoas que atuam na área, construir critérios de avaliação dessa modalidade de ensino pela comunidade da UFRJ, visto que ainda há preconceito em relação ao aprendizado à distância. Pretende-se também divulgar os bons resultados que vêm sendo obtidos.

As vagas são limitadas. Para se inscrever, o interessado deve enviar um email com nome completo para ginape@nce.ufrj.br.

 


Seminário aborda sistemas de visão para aplicação industrial

foto

A Kognitus, empresa residente da Incubadora da Coppe/UFRJ, especializada em reconhecimento de padrões em imagens digitais, realiza no próximo dia 5 de agosto, em parceria com a OMNI, empresa distribuidora dos sistemas Cognex, o seminário Sistemas de Visão e Interface Homem e Máquina. O evento, que ocorre das 8h30 às 12h ou das 13h30 às 17h no auditório da Incubadora de Empresas da Coppe, irá discutir o emprego de técnicas de visão computacional aplicadas ao controle automático na linha de produção.

A tecnologia dos sistemas de visão possibilita significativos ganhos de produtividade e elimina desperdícios nos processos produtivos. O método é aplicado em diversos segmentos industriais como, farmacêutico, cosmético, de alimentos e bebidas, automotivo e eletroeletrônico, entre outros.

Entre os temas abordados estão a rastreabilidade, o aumento de produtividade e confiabilidade no processo, a garantia de qualidade do produto e o retorno rápido de investimento. O seminário é voltado para empresas (indústrias) que atuam no controle de qualidade, processos e inspeção visual.

O auditório da Incubadora de Empresas fica na avenida Hélio de Almeida, s/nº – Cidade Universitária. Mais informações e inscrições através do e-mail seminario@kognitus.com.br ou pelo telefone (21) 2590-3428, ramal 231.

 


HU inscreve assistentes sociais para curso de treinamento profissional

foto

Até o dia 5 de agosto estarão abertas as inscrições para o II Curso de Treinamento Profissional em Serviço Social na Área da Saúde, voltado para assistentes sociais com até dez anos de conclusão do curso de Graduação. A prova de seleção será aplicada no dia 6 de agosto. A duração do curso, teórico-prático, é de 26 de agosto de 2008 a 13 de agosto de 2009.

Para obter mais informações e fazer sua inscrição, acesse www.hucff.ufrj.br.

 


UFRJ sedia encontro da juventude contra o fascismo e o imperialismo

fotoAcontece, até 3 de agosto, o XXI Encontro Internacional da Juventude Antifascista e Antiimperialista (EIJAA) na UFRJ. O evento, que se iniciou no dia 26 de julho, reúne mais de 600 jovens, divididos em delegações como a Confederação de Mulheres para Mudança do Equador, Estudantes Secundaristas do Equador, Juventude Revolucionária do México e Juventude do Trabalho da Turquia, entre outros.

O encontro tem como objetivo articular jovens de organizações políticas em torno do debate contra o imperialismo. “É necessário um debate internacional. Falar das ações do imperialismo no mundo e a tomada de consciência dos jovens. O jovem precisa se colocar de forma ofensiva nessa luta, propondo outro regime no lugar deste que está aqui. E acreditamos que o melhor sistema seja o Socialismo”, analisa Nathália Alves, uma das coordenadoras do evento. Ela explica ainda que, ao final do encontro, será elaborado um resumo do que foi debatido, apontando as propostas e tarefas de luta para a juventude.

Realizado desde a década de 1970, o EIJAA tem se tornado um importante pólo de debate das ações do imperialismo e do fascismo no mundo e um veiculo de mobilização da juventude internacional em torno da luta por seus direitos, despertando um sentimento internacionalista e contribuindo com a construção do socialismo. Os encontros se realizam em países da América Latina e Europa alternadamente. A 20ª edição ocorreu na cidade de Copenhagen, Dinamarca.