No Foco

Interiorização: UFRJ em Xerém

Vanessa Sol

foto no foco

Ampliar e difundir o ensino de Ciência e Tecnologia é a proposta da ação da UFRJ junto a Xerém. Uma nova turma do curso de Ciências Biológicas – modalidade Biofísica se inicia, no distrito do município de Duque de Caxias, no segundo semestre letivo, em agosto.

O curso irá funcionar, provisoriamente, no prédio do Complexo Esportivo Parque Tamoio. Entretanto, as instalações definitivas serão construídas no terreno cedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). As obras, já em processo de licitação, serão realizadas pela prefeitura do Município de Duque de Caxias. A planta do primeiro prédio já foi analisada e aprovada pelo Escritório Técnico Universitário da UFRJ.

No âmbito acadêmico, para que as atividades sejam iniciadas em Xerém, a professora Denise Pires Carvalho, vice-diretora do Instituto de Biofísica e coordenadora da implantação do curso no município, afirma que os docentes que lecionam as disciplinas do mesmo curso no Fundão se comprometeram a darem aulas também em Xerém. “Não haverá prejuízo para ambos cursos de Graduação nem para a Pós-graduação, existente apenas no Fundão. Estamos elaborando uma grade de horários a fim de que não haja conflito de horários”, explica a coordenadora.

Interiorização

A criação do curso em Xerém é uma iniciativa de interiorização que está relacionada ao Plano de Reestruturação e Expansão da UFRJ, o que, na opinião da professora, aumenta não somente a oferta de vagas da instituição, mas leva ensino de qualidade a regiões menos abastadas do estado do Rio de Janeiro. “Xerém é uma área muito carente tanto de Ensino Médio quanto de Superior. Não havia, até o momento, uma universidade naquela região. A idéia é que os cursos implantados sejam cursados por estudantes que morem perto desta localidade, até mesmo por uma questão de facilidade de acesso ao local. Mas é óbvio que sabemos que teremos alunos de outras regiões estudando lá também”, explica Denise.

Além disso, o Inmetro disponibilizará estágios em seus laboratórios aos alunos da UFRJ. Neles, são desenvolvidos estudos com alta tecnologia, nos quais trabalham alguns docentes da universidade.

De acordo com Denise Carvalho, além da questão da interiorização existe a da inovação, sendo esta também uma das principais razões para o Instituto de Biofísica se interessar pelo projeto. “É uma tradição do instituto a inovação e o avanço tecnológico e científico do país. A associação entre Ensino e Pesquisa sempre foi, desde a criação do Instituto de Biofísica, uma das áreas mais relevantes”, enfatiza.

De acordo com a coordenadora, com a implantação da turma de Biofísica, a idéia é que ela funcione desenvolvendo as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, assim como é feito no campus da UFRJ. “Ele terá vida própria. Não poderemos depender apenas dos laboratórios do Inmetro. Os professores que forem contratados ou fizerem concurso para trabalhar em Xerém deverão desenvolver suas atividades de pesquisa nessa região”, ressalta Denise.

Novos Cursos

A idéia é criar novos cursos além desse no bairro de Xerém. Entre as novidades, estão o curso de Biotecnologia, em fase final de elaboração, e Nanotecnologia, em fase de discussão com as unidades co-participantes. Segundo a coordenadora, o curso de Nanotecnologia está aguardando o parecer do Instituto de Química a fim de que ele decida em sua congregação se será também uma unidade co-participante do curso em questão. “Após a decisão, ele irá ao Conselho de Ensino e Graduação (CEG) e, talvez, entre no edital do Vestibular 2009. Serão 20 vagas em Xerém e mais 20 no Fundão”, enfatiza a coordenadora de implantação do curso de Biofísica em Xerém.

Há também a intenção de se criar, no futuro, os curso de Ciências Forense e Metrologia.

Seleção              

A Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ já divulgou a relação dos alunos que poderão participar do processo de seleção para ocupar as 60 novas vagas do curso. Os discentes selecionados foram aprovados no Vestibular 2008, porém sem se classificar para o curso do Fundão. Para concorrer a uma vaga em Xerém, os estudantes devem comparecer à sede da Comissão do Vestibular, nos dias 30 de junho e 1º de julho, das 9 às 16 horas, para preencher o Termo de Interesse.  A classificação será efetuada com base nos critérios definidos no Edital nº. 42, que pode ser encontrado no endereço eletrônico http://www.vestibular.ufrj.br/home.html.

A Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ se localiza na avenida Athos da Silveira Ramos, S/N° - Prédio do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza - CCMN - Bloco D - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro.