Entrelinhas

História Comparada do Esporte

Julia Vieira

capa do livro

Se existe um assunto que grande parte da população acredita conhecer – pelo menos a parcela masculina – este assunto é esporte. Este conhecimento pode até ser verdadeiro devido ao grande contato do público com o tema, mas apesar de conhecer esporte, as pessoas não conhecem a história da prática esportiva.

A fim de sanar esta falta de conhecimento, o professor Victor Andrade de Melo (IFCS/EEFD), coordenador do Laboratório de História do Esporte e do Lazer, ligado ao Programa de Pós-graduação em História Comparada (IFCS/UFRJ), organizou o livro História Comparada do Esporte, com 11 artigos que abordam a temática do esporte a partir da visão das Ciências Sociais e Humanas.

Olhar Virtual: Como surgiu a idéia de organizar um livro com esta temática?

O livro História Comparada do Esporte surgiu como fruto de trabalhos realizados em âmbito acadêmico, especificamente de resultados de experiências laboratoriais realizadas com alunos de uma matéria de nosso programa, chamada História Comparada das Práticas Corporais, onde trabalhei com o professor Fábio Lessa – especializado em História Grega – e com a professora Norma Musco, especialista em História Romana. Acrescenta-se a estas experiências o trabalho de orientação de alunos de Mestrado e de Graduação.

Olhar Virtual: É um livro de esporte que fala de História. Como funciona esta relação?

O livro é uma coletânea de artigos sobre a História dos esportes, independentemente da modalidade abordada.  Os artigos são divididos em cinco partes: Introdução; Futebol; História antiga e História contemporânea; Esporte e outras práticas corporais.

Todos os artigos que compõem o livro são distintos, alguns usam diversas abordagens. Um trata de futebol, outro de capoeira, outro de jogos olímpicos; e mais, não apenas as temáticas são diferentes como também a natureza das comparações. Há artigos que comparam décadas de um mesmo esporte, outros comparam modalidades entre si. Existe uma infinita gama de possibilidades de métodos comparativos.

Olhar Virtual: Qual é a importância da História comparada para o estudo dos esportes?

Considero a comparação um método bastante eficaz, pois quando comparamos duas coisas ou momentos distintos podemos utilizar os resultados desta comparação para afirmar ou derrubar hipóteses. Quanto mais nos questionamos sobre um assunto, especialmente, usando a comparação, um número maior de questões emerge. Essas questões passam a ser novos objetos de estudo, de avaliação.

Olhar Virtual: O livro é uma coletânea organizada por você, mas o capítulo de abertura você mesmo escreveu. Qual a abordagem do seu artigo?

Meu artigo é, basicamente, um levantamento histórico da História do esporte, um questionamento sobre como a História do esporte vem sendo tratada no Brasil.

O estudo de História do esporte no Brasil é relativamente recente e vem acontecendo desde a década de 1980, quando ainda se dava de forma precária. A partir dos anos 1990, aconteceu uma sistematização desse estudo, que colaborou para o aumento da qualidade e da quantidade de materiais produzidos e publicados sobre a História do esporte.

Tem havido um grande avanço, sobretudo, em estudos locais, devido ao pouco tempo que pesquisadores dispõem para estudar a fundo estas questões. Esta segmentação dos estudos sobre a História do esporte utilizando o método da comparação torna possível um maior conhecimento da própria História do Brasil.

Procuro levar as questões para o ponto de vista do diálogo internacional. Quando comparo a História do futebol no Brasil e na Argentina, procuro entender quais foram os fatores sócio-culturais que acarretaram desenvolvimentos distintos. Procuro mostrar, em meu artigo de abertura do livro, outras formas de pensar os processos sociais

Olhar Virtual: Qual é o grande diferencial deste livro?

O livro é fruto de ações pedagógicas tanto no Mestrado como na Graduação. Dentre os artigos do livro estão artigos de alunos que já apresentaram sua dissertação de Mestrado e alunos que ainda não chegaram à metade do seu curso de Graduação. É um universo diverso, com formas muito diferentes de apresentar idéias e pesquisas. Todos os artigos são díspares; o livro não tem uma linha de estilo. Acredito que esse seja um grande diferencial do livro, já que ele consegue dar voz a vários pontos de vista.

O único ponto em comum entre os autores é o fato de que eles buscam usar o comparativismo para encaminhar suas investigações.

Olhar Virtual: Como é o mercado editorial para livros que têm o esporte como tema?

O mercado editorial para livros que tratem o tema esporte não é nada fácil. Alguns livros ligados ao esporte conseguem encontrar algum espaço no mercado, especialmente quando abordam a biografia de algum jogador de futebol famoso ou de algum ícone do esporte. Pessoas do esporte, quando lançam livros, também podem encontrar seu nicho de mercado por já serem famosos; há ainda as efemérides, como os 20 anos da conquista do título mundial do Flamengo. Este tipo de trabalho vende, mas é muito difícil vender livros que falam de esporte com a abordagem das Ciências Sociais e Humanas.