Agenda

II Seminário Memória, Documentação e Pesquisa

foto

O Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI) promoverá o II Seminário Memória, Documentação e Pesquisa, que terá como tema “A Universidade e os seus lugares de memória”.

O evento será realizado nos dias 15 e 16 de abril, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da Praia Vermelha.

Para inscrições e mais informações: www.sibi.ufrj.br ou antoniojose@sibi.ufrj.br.



Palestra sobre intercâmbio

foto

A Escola Politécnica realiza, no próximo dia 17 de abril, uma palestra com Ricardo Nogueira, professor da Ecole Nationale Supérieure d'Arts et Métiers (ENSAM), uma universidade francesa que tem como objetivos a pesquisa e a transferência de tecnologia, a difusão da cultura científica e a formação de engenheiros, entre outras coisas.

A palestra discute as possibilidades de intercâmbio com a Politécnica e é direcionada a engenheiros mecânicos, de controle e automação, e de produção.

O evento ocorre às 12h, no salão nobre da Decania do Centro de Tecnologia localizado na avenida Athos da Silveira Ramos, 149, 2º andar, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.


Programação do Fórum de Ciência e Cultura

foto

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ) recebe Sílvia Guterres, professora da Universidade Federal do Rio  Grande do Sul (UFRGS) para a realização da conferência Nanobiotecnologia.

Organizado pela Coordenação de Programas de Estudos Avançados (COPEA) da UFRJ, o evento acontece às 17h30 do dia 17 de abril, no salão Pedro Calmon, campus universitário da Praia Vermelha – avenida Pasteur, 250.

No mesmo dia, o I Seminário Ciência e Arte – organizado pelo Programa de Pós-graduação em Química Biológica da UFRJ, pelo Programa de Profissionalização e Iniciação Artística da Companhia de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp e pelo Laboratório de Imagem-Criação em Dança – oferece palestras para refletir a transmissão do conhecimento em biociências através da arte. Serão discutidas as interfaces entre Ciência e Arte contemporâneas, tendo como suporte  produções audiovisuais, conteúdos digitais para a internet, peças de teatro, espetáculos de dança, performances e instalações multimídia, entre outros.

O evento, que é gratuito e confere certificado de participação, acontece às 18 horas, no salão Moniz de Aragão e no salão Vermelho. Ambos os eventos acontecem no Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), no campus da Praia Vermelha – avenida Pasteur, 250.

Acesse: www.forum.ufrj.br


Imagens do envelhecimento

foto

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) realiza o ciclo de debates “Imagens do envelhecimento”, coordenado por Mirian Goldenberg, professora do Departamento de Antropologia Cultural, e Alexandre Werneck, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS).

O evento conta com a exibição de documentários sobre o envelhecimento, seguido de debate com os diretores. O encontro tem início dia 18 de abril, com a participação do cineasta Eduardo Coutinho e a discussão de seu filme “O fim e o princípio”.

Os encontros seguintes acontecem nos dias 25 de abril, com o tema “Em busca do pequeno paraíso”, de Clarice Peixoto, e 9 de maio, com “Morro da Conceição”, de Cristiana Grumbach.

O ciclo de debates “Imagens do envelhecimento” começa às 17h, na sala 119 do IFCS, que fica no largo de São Francisco nº1 – Centro.


Feira de estágios de 2008

foto

O Caça-Talentos UFRJ, feira de estágios organizada anualmente pela UFRJ, acontece este ano nos dias 15, 16 e 17 de abril na Praia Vermelha (no campinho) e nos dias 6, 7 e 8 de maio no campus do Fundão, no hall do Centro de Tecnologia, localizado na avenida Athos da Silveira Ramos, nº 149.

O evento apresentará aos alunos da graduação de diversas áreas mais de duas mil oportunidades de estágio. Além disso, as empresas expositoras também realizarão palestras destinadas aos estudantes. Para mais informações, visite o site www.talentosufrj.com.br ou ligue para 2215-4588.

 

Anteriores