Agenda

João Pedro Stédile profere Aula Magna 2008

foto

Todos os anos, a UFRJ celebra o início do ano letivo e das atividades acadêmicas com uma Aula Magna, solenidade na qual uma personalidade expõe à comunidade universitária seus conhecimentos sobre um assunto de interesse compartilhado. Este ano, a Aula Magna — intitulada "Terra, Saberes e Democracia" — será proferida por João Pedro Stédile, no dia 19 de março, às 10 horas, no auditório do Roxinho, no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária.

Stédile é economista, ativista social e um dos atuais dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Grande defensor da reforma agrária no Brasil, o militante — além de cobrar do governo o assentamento de famílias — incentiva a organização de marchas com o objetivo de chamar a atenção da sociedade brasileira para a grave situação da pobreza e da desigualdade no campo. Stédile também defende maiores investimentos em Educação e o ingresso de todos os jovens brasileiros nas universidades públicas e gratuitas do país.

Essa não é a primeira vez que a UFRJ cria vínculos com o MST e com as questões agrárias. Durante o período de férias letivas entre 2004 e 2006, foi ministrado na Ilha do Fundão o curso "Teorias Sociais e Produção do Conhecimento", fruto de uma parceria nos âmbitos de Graduação, Pós-graduação e Extensão que envolvia a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), entidade de Ensino Superior do MST, e diversas universidades brasileiras. Além disso, o Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Poder Local, Políticas Sociais e Serviço Social (LOCUSS), da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ), mantém um projeto de extensão denominado "Pró-MST", que busca ampliar o campo de intervenção do Serviço Social junto a sujeitos atuantes na esfera da produção, contemplando fundamentalmente as próprias necessidades do movimento dos trabalhadores.


Jorge Vercilo faz show no Centro Cultural Prof. Horácio Macedo


foto

Para marcar o início de suas atividades em 2008 e dar as boas vindas aos alunos, professores e técnico-administrativos, o Centro Cultural Prof. Horácio Macedo programou um show com Jorge Vercilo. O cantor é um dos mais famosos artistas da Música Popular Brasileira e já embalou multidões com os hits “Que nem Maré”, “Fênix”, “Amanheceu”, “O Reino das Águas”, “Monalisa”, entre outros.

O show acontece no próximo dia 17, às 14h30, no auditório Roxinho, no Centro Cultural Prof. Horácio Macedo, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Ilha da Cidade Universitária – campus do Fundão.

 


Programação do Fórum de Ciência e Cultura

foto

O Instituto de Economia (IE/UFRJ) realiza, na próxima sexta, 14 de março, a aula inaugural que inicia as atividades acadêmicas de seu primeiro semestre. O palestrante convidado é o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, para discutir a relação entre desenvolvimento econômico e social no Brasil contemporâneo. O evento acontece no salão Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, das 10 às 14 horas.

No próximo dia 18, o Fórum apresenta a pré-estréia de O Longo Amanhecer” (Brasil, 2007), filme que investiga a atualidade do pensamento do economista Celso Furtado e apresenta um painel sobre o Brasil.

Após a exibição, haverá debate com o diretor da obra, José Mariani, com o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, e com os economistas Carlos Lessa e Maria da Conceição Tavares.

O evento acontece às 18 horas, no salão Moniz Aragão – campus da Praia Vermelha, avenida Pasteur, 250. A entrada é franca.


Fotos e filmes para discutir os "Desafios à inclusão social"

foto

O Núcleo de Inclusão Social (NIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove uma exposição de fotografias e mostra de filmes, seguida por debates, durante toda a semana de 17 a 21 de março.

Intitulado "Desafios à inclusão social", o projeto do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ é aberto ao público e oferece certificados aos participantes com mais de 75% de presença. As atividades acontecem no salão nobre do IFCS - largo de São Francisco de Paula, Centro.

Confira a programação completa:


Dia 17 a 21: Exposição Fotográfica As lentes da exclusão.
Dia 18: Exibição do documentário Notícias de uma guerra particular, às 17 horas; Debate com as professoras Maria Clara Dias (UFRJ), Juliana Magalhães (UFRJ) e Márcia Nina  (PUC-RJ), às 18 horas.
Dia 19: Exibição do documentário Favela rising, às 10 horas; Exibição do filme Os 12 trabalhos, às 14 horas; Exibição do documentário L.A.P.A, às 17 horas.


Programa Químico do Petróleo

foto

Estão abertas, até o dia 20 de março, as inscrições para bolsas  do Programa Químico de Petróleo, oferecido pelo Instituto de Química da UFRJ. O curso é dirigido aos alunos de Graduação e Pós-graduação, com o objetivo de proporcionar uma formação complementar no setor Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis. Esse projeto existe desde 1999, quando foi firmada uma parceria com a Agência Nacional de Petróleo.

O programa apresenta projetos na área de pesquisa em Exploração e Produção de Petróleo, Refino de Petróleo e Processamento de Gás Natural, Controle de Qualidade, Meio Ambiente, Energia e Biocombustíveis.

Podem se candidatar alunos a partir do quinto período da Graduação, com matrícula ativa, coeficiente de rendimento acumulado (CRA) igual ou superior a seis no final do segundo período letivo de 2007 e que tenha obtido o crédito relativo à Monitoria, Iniciação Científica ou Estágio. Para os alunos de Pós-graduação, podem se candidatar aqueles já selecionados por um dos Programas de Pós-graduação do Instituto a partir do segundo semestre de 2007.

O programa disponibiliza seis bolsas a graduandos e cinco a pós-graduandos – três para mestrado e duas para doutorado. São exigidos no ato da inscrição, os seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do histórico escolar, projeto de pesquisa assinado pelo candidato, pelo professor orientador e presente na Carteira de Projetos 2008.

As inscrições devem ser feitas das 10h às 17h na sala 624-A, bloco A do Centro de Tecnologia localizado na av. Athos da Silveira Ramos 149, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Para acessar a Carteira de Projetos 2008 e obter mais informações, acesse o endereço eletrônico www.iq.ufrj.br.


UFRJ em Vídeo

foto

Na UFRJ em Vídeo dessa semana você vai conhecer mais um artista popular; a equipe da WebTv UFRJ encontrou mais um funcionário técnico-administrativo que se dedica à atividades artísticas.

Iluminação do Campus: saiba como está esse projeto e o que vem sendo feito para melhorar a ilha da cidade universitária;

Cartório da maternidade escola: saiba como os pais devem fazer para registrar os seus filhos gratuitamente;

Circuito:confira dicas de cinema e seminários.

Acesse www.webtv.ufrj.br