Agenda

Prêmio Jovem Cientista

foto

Encerram-se esta semana as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista (PJC), uma iniciativa do CNPq, do Grupo Gerdau, da Fundação Roberto Marinho e da Eletrobrás. O prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de dezembro pelo formulário eletrônico disponível em www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo correio, pelos endereços:




Para as categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Serviço de Prêmios SEPN 507, bloco B, sala 203. Brasília – DF. CEP 70740-901



Para a categoria Estudante do Ensino Médio:
Fundação Roberto Marinho
Rua Santa Alexandrina, 336. Rio Comprido, Rio de Janeiro – RJ. CEP 20261-232.
Mais informações no site: www.jovemcientista.cnpq.br ou por e-mail: premios@cnpq.br.


Extensão do HUCCF

foto

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para os cursos de extensão organizados pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e pelo Programa de Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos. As inscrições continuam abertas até o dia 18 de janeiro e a relação dos aprovados será divulgada no dia 25 do mesmo mês, poderá ser consultada junto à secretaria da Coordenação de Atividades Educacionais (CAE) pelo próprio candidato ou através do telefone.

Serão oferecidos dois cursos voltados para médicos, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros: o I Curso de Extensão de Treinamento e Qualificação Profissional em Tratamento da Dor Crônica e o I Curso de Extensão de Treinamento e Qualificação Profissional em Dor e Cuidados Paliativos Oncológicos. Os cursos, que têm duração de doze meses - entre os dias 5/3/2008 a 27/2/2009 – requerem um investimento mensal de R$ 200 e têm 350 horas de duração cada. 


Contatos e inscrições:
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Secretaria da CAE – Coordenação de Atividades Educacionais – 12º andar, telefones (21) 2562-6010 (Márcia ou Miriam)


Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Especialização em plásticos e borrachas na UFRJ

foto

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Processamento de Plásticos e Borrachas, oferecido pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ).

Elaborado e implantado no ano 2000, o primeiro curso na área tem o objetivo de atender às necessidades de capacitação profissional do setor de transformação de plásticos, de instalação do pólo gás-químico e das empresas de autopeças no Rio de Janeiro.

A especialização oferece diplomas diferenciados para as pessoas que concluem todo o programa e para aqueles que optarem apenas pelos módulos independentes. O primeiro módulo tem início no dia 16 de fevereiro de 2008. O curso, com duração de um ano e carga horária total de 360 horas, será ministrado aos sábados, das 8 às 17 horas, no IMA – Centro de Tecnologia (CT), Bloco J – Cidade Universitária.

Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail para especializacao@ima.ufrj.br. Para mais informações: 2562-7230 ou 9988-3517 (Esperanza Amélia)


UFRJ em vídeo

foto

Na UFRJ em vídeo dessa semana você vai ver: Cursos de direito no Brasil - entrevistamos a Diretora da Faculdade de Direito – Juliana Magalhães -, o Presidente da OAB/RJ – Wadih Damous – e o Diretor-executivo do Centro Acadêmico da FND Thiago Magaldi para saber a situação desses cursos. Doenças da modernidade – O que são? Quais as suas causas? Você vai saber de tudo isso e também de como se tratar. Conheça o tratamento do Hospital Universitário para pacientes que sofreram traumatismo crânio encefálico ou AVC (acidente vascular cerebral). Circuito UFRJ traz eventos de literatura e música popular.

Acesse www.webtv.ufrj.br