Tome Nota

UFRJ inaugura Centro de Controle de Asma de Difícil Controle


Os pacientes com asma de difícil controle já podem contar com atendimento especializado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ. Inaugurado no dia 9 de agosto passado, o Centro de Controle de Asma de Difícil Controle (CCADC) é pioneiro no diagnóstico e no acompanhamento de casos não atendidos pelas medidas terapêuticas com medicamentos à base de corticóides e broncodilatadores inalatórios, insuficientes para conter a moléstia. O Centro é considerado referência por ser o primeiro centro brasileiro a oferecer este tipo de tratamento e por ser a maior experiência já realizada na América Latina, oferecendo gratuitamente os medicamentos mais modernos no mercado.

A incidência da asma, no Brasil, atinge 20% da população. Em números inteiros são, aproximadamente, 38 milhões de pessoas; 750 mil delas sofrem de asma difícil controle. Atualmente, são registradas duas mil mortes por ano em função desta doença, um dado alarmante segundo a pneumologista e coordenadora do CCADC, dra. Marina Lima.

Além disso, de acordo com a médica, os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações de pacientes asmáticos de difícil controle ultrapassam os realizados com hipertensos e diabéticos.

Atendimento

Os pacientes de asma de difícil controle que desejarem ser acompanhados no HUCFF devem já estar em tratamento com pneumologista, fazer uso de medicamentos habitualmente há mais de um ano e ter mais de 12 anos de idade.

Os interessados podem ligar para 2562-2194, das 8 às 17 horas, para marcar uma triagem, e encaminhar por fax um laudo médico diagnosticando a doença. A dra. Marina Lima, coordenadora do Centro, fará as avaliações dos laudos.

Entretanto, a médica ressalta que somente os pacientes que realmente possuam asma de difícil controle terão acompanhamento devido à gravidade do problema. “Não havia até hoje um centro para este tipo de tratamento. Com isso, os pacientes acabavam se tratando em hospitais, conveniados ao SUS, não especializados no tratamento”, explicou.

Desde a inauguração, o centro já recebeu mil ligações dentre as quais 50 pacientes foram efetivamente diagnosticados como portadores de asma de difícil controle e já estão em acompanhamento.