Cursos e Palestras

Curso de Extensão e seminário no Observatório do Valongo

Imagem 1

O Observatório do Valongo (OV/UFRJ) promove até o dia 28 de junho, a partir das 20h, o curso “Nosso Sistema Solar: O que você sabe? O que você gostaria de saber?”, em que os participantes poderão ter uma visão mais ampla do Sistema Solar, seus componentes e sua estrutura. Serão abordadas e discutidas as seguintes questões: O que e quais são os corpos que o compõem? Como foram formados? Como são nomeados os corpos do Sistema Solar? Qual a composição? Que tipo de evolução sofrem estes corpos? Como são estudados? Que problemáticas são atualmente abordadas por especialistas? Estudos a partir de sondas espaciais: resultados recentes.

As inscrições são gratuitas e abertas a alunos de graduação e podem ser feitas pelo e-mail rvnader@ov.ufrj.br. O curso oferece certificado de participação.

“Cinemática Estelar no Disco Local da Via Láctea” é o título do seminário gratuito que será oferecido dia 27 de junho, às 16h, no Observatório do Valongo, localizado na Ladeira do Pedro Antônio, 43, Centro. Mais informações: 2263-0685.


Grupo Tortura Nunca Mais promove encontro no Dia Internacional de Luta Contra a Tortura

 

Imagem 1

O Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM/RJ), em parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos (NEPP-DH), apoiados pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, realiza, dia 29 de junho, sexta-feira, a palestra "Reparação e Justiça: um caminho necessário". O evento tem início às 18h, no Auditório Prof. Manoel Maurício de Albuquerque (Av. Pasteur, 250 - Prédio do CFCH), no Campus da Praia Vermelha - Rio de Janeiro. O objetivo é promover um ato pela passagem do Dia Internacional de Luta Contra a Tortura.

A mesa de debates será composta por Fabio Konder Comparato (professor de Direito da USP), Beatriz Brinkman (Centro de saúde mental e direitos humanos, Cintras, Chile), Ana Miranda (Fórum de Reparação do Estado do Rio de Janeiro) e Maria Dalva (mãe do Borel). Haverá também exposição de trabalhos de artes plásticas, poesia e música, com participação do conjunto 'Harmonia enlouquece'. Informações adicionais pelo email fiel@cfch.ufrj.br ou pelo telefone (21) 3873-5162 (Jorge/CFCH).


IBCCF abre inscrição para cursos de extensão

Imagem 1

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) tem sua história marcada pela excelência de suas atividades de pesquisa e ensino em diferentes áreas do conhecimento como: Imunobiologia, Fisiologia e Biofísica celular, Neurobiologia, Parasitologia, Biologia Molecular e Estrutural, Biofísica Ambiental, Bioengenharia e Biotecnologia. No próximo semestre, o IBCCF promove diversos cursos de extensão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.biof.ufrj.br/cate ou e-mail cate@biof.ufrj.br. Confira a programação:

Mecânica Respiratória: da Bancada à Prática Clínica (23 e 24/06/2007)

Fundamentos de Biologia Molecular Aplicados à Pesquisa e ao Diagnóstico Clínico (31/06/2007 a 01/07/2007)

Qualidade da Água (23 a 27/07/2007)

Genética Forense (01 e 02/07/2007)

Cultura de Células (17 a 21/09/2007)

Fundamentos e Métodos de Biologia Molecular Utilizados no Diagnóstico Laboratorial (27 e 28/10/2007)

Os cursos serão oferecidos no Anfiteatro, Sala G1-022 do IBCCF, no Campus do Fundão. Mais informações 2562-6721/6722.


Gravidez na adolescência e diversidade sexual

Imagem 1

A universidade, por meio da Maternidade-Escola (ME), da Faculdade de Medicina e do Programa Papo Cabeça convida os professores da rede pública de Ensino a participarem do curso de capacitação “Refletindo sobre a Sexualidade na Adolescência”, com os seguintes módulos: biologia da reprodução; auto-estima, projeto de vida e consciência crítica; diversidade sexual; e confecção artesanal de material didático.

O curso será realizado nos dias 17 e 18 de julho, das 8 às 17h, no anfiteatro Sylvia Vargas, da ME.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.papocabeca.ufrj.br, na secretaria de Ensino da Maternidade-Escola, situada na Rua das Laranjeiras, 180, ou pelos telefones 2556-9747 e 2285-7935 r:260; com o professor Carlos, no horário de 8 às 17h.

Serão conferidos certificados aos participantes que concluírem o processo de capacitação.

As vagas são limitadas (40) e as inscrições são gratuitas.


Programação do Forum

Imagem 1

Seminário Alternativas ao Neoliberalismo

Dia 13/07, 9h, Salão Pedro Calmon

O objetivo do evento é pautar temas de relevância para o país na atual conjuntura e também temas estratégicos para nossa sociedade, tais como: os rumos da economia e da política, do Estado e a América Latina, as conseqüências do Projeto Neoliberal e alternativa estratégicas ao modelo. Contará com a presença dos Professores Carlos Mallorquin – México, Esteban Perez -Cepal, Matias Vernengo da Universidade de Utah, além de professores da UFRJ.

Coordenação: Professor Alcino Ferreira Camara Neto – Decano/CCJE.

Mais informações: Tel. 3873-5300 ou afernandes@ccje.ufrj.br

 

Debate sobre o REUNI

Dia 15/07, 11h, Salão Pedro Calmon

Debate sobre o REUNI com a participação dos decanos do CFCH, do CCJE, do diretor geral do IE e do diretor adjunto de graduação do IE.

Coordenador: Prof. Marcelo Paixão

Mais informações: flavia@ie.ufrj.br ou 3873-5271

 

Fórum Estadual de Professores de Contabilidade

Dias 17/07 e 18h30min, Salões Pedro Calmon e Dourado (FCC)

O forum reunirá professores de graduação do Estado do Rio de Janeiro, para discussão de questões relevantes no ensino e pesquisa em contabilidade no Brasil.

Ementa: A Graduação e o processo de internacionalização da Contabilidade. Diferenças regionais da formação do Contador. A capacitação dos egressos dos Cursos de Ciências Contábeis. A questão ambiental e a formação do Contador. Capacitação do Contador Internacional e os rumos do ensino da Contabilidade no Rio de Janeiro e no Brasil.

Coordenação: José Ricardo Maia de Siqueira – FACC/UFRJ.

Mais informações: www.crc.org.br/principal.asp. Atenção: leve 2 kg de alimentos não perecíveis.